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14 de março de 2012

Intenção de Compras das Família Bate Recorde em Fevereiro


É o que aponta dados levantados pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). 

As famílias paulistanas demonstram ânimo para as compras pelo quarto mês consecutivo. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registra alta de 7,1% em fevereiro. Em relação a janeiro, o indicador estabelece novo recorde da série histórica com 150,3 pontos - em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando acima dos 100 pontos. A série do ICF em São Paulo teve início em agosto de 2009 e a maior pontuação apurada até então foi em dezembro de 2010 com 147,2 pontos.


Em fevereiro, o destaque principal para o resultado foi o item Momento para Duráveis que subiu 17,3% ao atingir 157,4 pontos. A forte expansão se deve a uma soma de fatores, como a redução do IPI para linha branca no final do ano passado, aliado ao tradicional período de liquidações em janeiro. A redução da taxa de juros para pessoa física também facilitou a aquisição de bens que necessitam de períodos mais alongados de pagamento. Outros fatores que colaboraram para o crescimento do grupo neste mês foram a baixa taxa de desemprego aliada ao expressivo aumento real do salário mínimo, que impulsionaram significativamente os planos de aquisição de bens duráveis.

O corte na taxa de juros influenciou o Acesso ao Crédito, responsável pela segunda maior alta do mês com 7,3%, atingindo o maior valor de todos os itens analisados pelo ICF, 170,7 pontos. Já os dois itens relacionados a empregabilidade, Emprego Atual (156,2 pontos) e Perspectiva Profissional (155,9 pontos) também se elevaram de forma expressiva com taxas de 6,3% e 5,4%, respectivamente.

Resultado que confirma o crescimento econômico e o aumento da demanda por mão-de-obra.
O item Renda Atual expandiu 5,7% em fevereiro ante janeiro e chegou a 161,9 pontos. O resultado é reflexo das elevações do salário mínimo nacional e do piso estadual, que contribuíram para a satisfação dos paulistanos. Além disso, as famílias que ganham até 10 salários mínimos influenciaram positivamente este grupo com alta de 7,1%, enquanto as famílias com renda superior a este montante reduziram a satisfação em 4,1% na comparação com o mês anterior.

Apesar do forte aumento da satisfação das famílias com a renda, o Consumo Atual se elevou de forma tímida em fevereiro (1%), ao atingir 102,7 pontos. Em contrapartida, o item Perspectiva de Consumo cresceu 5,9% ao assinalar 147,3 pontos. Essa diferença de elevação pode ser considerada sazonal, já que no início do ano as famílias têm uma série de obrigações para pagar e postergam o aumento no nível de consumo para os próximos meses.
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