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5 de novembro de 2011

Público Masculino: Atender ou deixar que o Concorrente Faça isso: Exclusividade é o Canal


Segundo Ricardo Alvarenga, gerente de atendimento da Nielsen, o mesmo tem acontecido com outras categorias. "Os concorrentes dos supermercados têm seus diferenciais e é isso que atrai mais consumidores", destaca. Para enfrentar o problema, a recomendação é investir em mix e atendimento.
"O comportamento dos homens mudou e hoje eles querem ser atendidos de forma personalizada, com ações dirigidas e comodidade, além de ampla variedade de itens e marcas – atributos que o autosserviço não oferece", observa Alvarenga.


O ideal seria os supermercados reunirem o que cada concorrente tem de melhor: a variedade do porta a porta, a praticidade das drogarias e o preço baixo do atacarejo. Como isso nem sempre é possível, o jeito é buscar sua própria maneira de se diferenciar. Uma sugestão dos especialistas é criar um espaço exclusivo para os homens dentro da seção de higiene e beleza, uma espécie de "mundo masculino", com ambientação e comunicação próprias.

Com essa solução, o supermercadista garantiria praticidade e comodidade na compra. Mas, e quem não tem espaço na loja? Nesse caso, os consultores recomendam agrupar os itens para homens de um lado da gôndola e os femininos, do outro. Também é recomendado sinalizar cada segmento com a utilização de painéis.

"Os itens que servem para ambos os sexos podem ficar dos dois lados da gôndola para motivar a compra", recomenda Danilo Costa, analista de mercado da consultoria Factor de Solução. Também é possível promover demonstração de produtos e distribuir prêmios como tratamento em clínicas de estética. Para o consultor, é preciso quebrar o paradigma de que apenas as mulheres se interessam por campanhas desse tipo. "Os homens também têm curiosidade quanto ao desempenho e à eficácia dos produtos, principalmente quando são lançamentos", diz Costa.

Com 5 lojas no Vale do Paraíba (SP), o Villarreal é uma das redes que apostam na presença de promotoras para divulgar novos produtos da linha masculina de beleza que chegam às gôndolas. Segundo Hilton da Silva, gerente de desenvolvimento, por conta disso, o desempenho de vendas dos lançamentos tem sido bom. "Quem sabe o nosso próximo passo não seja realizar demonstrações, começando com aparelhos e cremes de barbear", diz.
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