De acordo com Philip Kotler, marca é um nome, termo, sinal, simbolo ou desenho, ou uma combinação deles, que pretende identificar os bens ou serviços de um ofertante e diferenciá-lo dos concorrentes.
Ela é portanto, a identificação de um produto.
a marca cumpre funções muito importantes tanto para o consumidor como para o fabricante. ela resume uma série de informações que o consumidor gastou tempo e esforço para obter, e permite que ele volte e compre de novo aquilo que gostou, gerando a fidelização.
Para o fabricante, a marca permite que seus clientes reconheçam todo o esforço que ele faz para melhor atendê-lo e permite ainda, aos canais intermediários, identificar quais fabricantes são mais atrativos para seus clientes, permitindo oferecê-los com maior frequencia. uma marca é essencialmente uma promessa da empresa de fornecer uma série especifica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. E é ai que entra a essência do trabalho de marketing: criar, manter, proteger e melhorar uma marca.
A marca do produto é tudo!
Mesmo quando você ainda não conhece um produto, você já possui alguma informação que recebeu da mídia - anúncios em radio, TV, revistas, - de amigos, da familia, etc. Você também pode ler a embalagem e descobrir muita coisa util. Mas quando os produtos não possuem nenhuma marca, você não tem como identificar aquele que o amigo recomendou. Não tem como obter qualquer informação do fabricante. Não consegue saber nem mesmo o que está dentro de cada embalagem. E mesmo que você consiga, com o tempo, encontrar aquele produto que mais gostou, numa proximá vez terá que começar novamente do zero. Não tem nenhuma referência para voltar ao supermercado e encontrar o produto de novo, além do fabricante não ter como passar nenhuma informação nova para você.
trecho do livro Gerência de Marketing, ROCHA, jorge vieira da. 2006.