As empresas necessitam de planejamento estratégico para visionar o seu crescimento, a manutenção do seu negócio frente as alterações cada vez mais ágeis e que certa forma modificam o gosto dos consumidores.
“A importância ao abordar o ciclo de vida e crescimento das organizações está em entender a dinâmica do principal motivo para diversificação, o esgotamento da capacidade de crescimento nos mercados e seus produtos atuais.
O estudo dos ciclos de vida permite aprender um padrão gerencial de ocorrências de problemas, ou mesmo outros acontecimentos, característicos de cada fase.
As empresas precisam entender o mercado e o seu concorrente. Produtos não são mais as principais armas da empresa, e sim o modo como ela vai enviar o valor que esse produto representa para o seu uso fim.
Vamos a um exemplo prático: a empresa de produtos Nestlé₢ é a fabricante do leite condensado mais vendido no pais, mas qual a diferença entre este, ou qualquer outro da mesma categoria de produtos?
A resposta é simples: a informação que o cliente recebe, o valor agregado que a empresa entrega junto ao produto, seja ele perceptivo no ponto de venda, ou na lembrança de ter visto ou lido algo sobre as qualidades do produto. Mas mesmo com tudo isso, empresas com menor visão se mantém no mercado, como exemplifica QUADROS (2005),onde “dentre os vários desafios, a hipercompetitividade serviu para orientar as considerações a respeito de novas formas de organizações.(...) também é importante considerar que, focado na ampliação da eficácia e eficiência, é fundamental que o modelo entenda claramente o contexto estratégico de uma organização, bem como o seu ciclo de vida, sua posição competitiva e seu modelo de negócio, para adotar práticas coerentes com este contexto.
Por Douglas Souza