As ações do marketing devem ser sempre voltadas aos interesses da corporação perante as necessidades dos clientes (ou o chamado publico-alvo), que se pretende atingir, mas junto com esta vem a seguinte pergunta: como atender o cliente, de que forma satisfazê-lo?
Para não cair em desencontro com o ambiente que se pretende atuar, o profissional deve sempre saber muito bem com que ferramentas irá trabalhar, sendo esta uma questão muito pessoal e muito particular de situação para situação, mas o que não se pode negar é a necessidade de encaixar sua politica de trabalho dentro de uma das 8 DEMANDAS existentes, e sendo assim segmentar e definir o publico que
pretende definir como seu foco de ação:
pretende definir como seu foco de ação:
são elas,
Demanda Negativa
Grande parte do mercado não gosta do produto e até paga para evitá-lo.
A tarefa de marketing é analisar PORQUE o mercado não gosta do produto e criar um programa de marketing que redesenhe o produto, com preços menores, promoção mais positiva buscando mudar as crenças e atitudes de mercado.
Demanda Inexistente
Consumidores-alvos podem estar indiferentes ou desinteressados pelo produto. Muitos chamam essa situação de “solução sem problema”.
A tarefa do marketing é encontrar maneiras de conectar os benefícios do produto com as necessidades e interesses naturais da pessoa.
Demanda Latente
Muitos consumidores podem sentir forte necessidade que não pode ser satisfeita.
A tarefa do marketing é mensurar o tamanho de mercado potencial e desenvolver bens e serviços eficazes que atendam esta demanda.
Demanda Declinante
Qualquer organização, mais cedo ou mais tarde, enfrenta demanda declinante por um ou mais de seus produtos.
A Organização deve analisar as causas do declínio do mercado e determinar se a demanda pode ser reestimulada encontrando novos mercados-alvos, mudando as características do produto e desenvolvendo comunicação mais eficaz. A tarefa do marketing é reverter a demanda declinante através da recriação do produto.
Demanda Irregular
Muitas organizações enfrentam demanda que varia em base sazonal, diária ou, mesmo horária, causando problemas de capacidade ideal ou saturação.
A tarefa de marketing, denominada sincromarketing é encontrar maneiras de alterar o mesmo padrão de demanda através de preço flexível, promoção e outros incentivos.
Demanda Plena
As organizações enfrentam demanda plena quando estão satisfeitas com seus volumes de negócios.
A tarefa de marketing é manter o nível atual da demanda face as mudanças de preferências dos consumidores e a concorrência crescente.
A organização deve manter ou melhorar sua qualidade e, continuamente, mensurar a satisfação dos consumidores para assegurar-se de que está fazendo um bom trabalho.
Demanda Excessiva
Algumas organizações enfrentam um nível de demanda superior ao que podem ou desejam atender.
A tarefa de marketing, denominada demarketing é encontrar maneiras de reduzir a demanda temporária ou permantente. O Demarketing geral procura desencorajar a demanda global e consiste de etapas como aumento de preços e redução da promoção e serviços
•Demarketing geral: procura desencorajar a demanda global e consiste de etapas como aumento de preços e redução da promoção e serviços.
• Demarketing Seletivo: consiste em tentar reduzir a demanda a partir dos segmentos de mercado menos rentáveis ou que menos necessitam do produto. O propósito do demarketing não é destruir a demanda, mas apenas reduzir seu nível, temporária ou permanentemente.
Demanda Indesejada
Os produtos indesejados atrairão esforços organizados para desencorajar seu consumo.
A tarefa do marketing é fazer com que as pessoas desistam de gostar de alguma coisa, usando ferramentas como mensagens que atemorizam, aumentos abruptos de preço e redução de disponibilidade desses produtos.
Todos estes formatos de demanda são o ponto chave dentro de uma pesquiza fundamentada de mercado, pois com ela tem-se a real dimensão do que a empresa pretende com a ação que ela planeja.
Agradecimento todo especial ao professor Elson Viera da Mota. Dicente da UNIASSELVI/ASSEVIM, que nos auxiliou na formação deste post.