Na América Latina, os brasileiros também são os mais influenciados por propagandas veiculadas na TV. Pesquisa divulgada pela Nielsen, ontem (28/02), revela que 67% dos consumidores tupiniquins costumam ter ideias para compras quando assistem a uma campanha publicitária pela telinha, contra 41% do público da América Latina.
Marcelo Sazio, analista de mercado da Nielsen, explica que essa influência é forte no País devido ao fato de a televisão ainda fazer parte da rotina da população. Para se ter uma ideia, 96% dos brasileiros assistem TV regularmente.
O estudo também mostra que os consumidores preferem buscar informações na telinha, principalmente, quando vão comprar itens de higiene pessoal e de cuidados com o lar. Um “filme” com o resultado do produto e da marca costuma ser encarado pelo público como uma boa maneira de atestar a qualidade da fórmula que está sendo anunciada.
Mas o tabloide ainda tem força diante dos consumidores. Em especial entre os de classe média/baixa. De acordo com a pesquisa, a maioria ainda prefere os jornaizinhos das lojas na hora de levantar informações sobre alimentos, bebidas e cosméticos. Promoções é o que mais atrai a atenção do público a esse meio.
Abaixo veja tabela om as preferências dos consumidores na hora de buscar informações:
Meio
|
Cosméticos
|
Alimentos e bebidas
|
Higiene pessoal
|
Cuidados do lar
|
Tabloides
|
30%
|
41%
|
29%
|
37%
|
Televisão
|
29%
|
36%
|
33%
|
40%
|
Internet
|
29%
|
21%
|
33%
|
28%
|
Amigos/parentes
|
20%
|
21%
|
19%
|
19%
|
Fonte: Nielsen Global Survey – Q3 2012
Foram ouvidos pela internet 3.514 da América Latina (503 no Brasil)
Fonte: Supermercado Moderno