Apesar das vendas de bebidas alcoólicas se manterem estáveis em 2012, varejistas e atacadistas esperam por um bom impulso nas vendas de cerveja no carnaval deste ano.
O Walmart, por exemplo, prevê uma alta de 15% em todo o Brasil na comercialização de cerveja para a data. Em São Paulo, a expectativa é ainda maior, de avanço de 30%. Para alcançar as previsões, a rede criou um sistema de quiosques “pit stop” para vender a bebida. Já estão em operação 100 unidades nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os quiosques ficam nos estacionamentos das unidades do Walmart.
Já Extra e Pão de Açúcar calculam que venderão mais de 70 milhões de unidades da bebida neste carnaval, em todos os formatos de embalagem. Caso confirmado, o número representará alta de 20% sobre a data em 2012. A cerveja tipo pilsen deve responder por 85% do total nessas redes.
Também há otimismo no atacado. Estimativas do Makro apontam aumento em torno de 4% no volume de cerveja comercializado, em relação ao ano passado. O avanço modesto considera a elevação mais significativa do preço médio da cerveja pilsen popular. A empresa projeta uma demanda maior do produto premium, principalmente nas embalagens long neck.
Fonte: Supermercado Moderno