Encotre Aqui!

8 de janeiro de 2013

Selo do Inmetro Passa a Ser Obrigatório em Eletrodomésticos a partir Deste Ano


A determinação passou a valer no dia 1º de janeiro deste ano, conforme previa uma portaria de dezembro de 2009. A partir deste ano, comerciantes estão proibidos de vender eletrodomésticos, sejam nacionais ou importados, sem a certificação de segurança do Inmetro.

A norma atinge 97 famílias de eletrodomésticos e similares, incluindo barbeadores, secadores e pranchas de cabelo, ferros de passar roupa, aspiradores de pó, liquidificadores e torradeiras, totalizando 144 tipos de produtos. Ficam de fora os itens da chamada “linha branca”, como geladeiras, fogões e lavadoras de roupa, que, desde 1994, já são avaliados dentro de outro programa com exigências semelhantes, o Procel.



Com a determinação, comerciantes que não escoaram todo estoque de eletrodomésticos fora dos padrões de segurança do Inmetro terão que dar outro jeito para se desfazer destes produtos. A multa para lojas que descumprirem o que manda a Portaria pode variar de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão, dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de produtos irregulares.

Todos os detalhes da nova norma para os eletrodomésticos podem ser conferidos neste link.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário