Segundo a Camra (Campaign for Real Ale, uma associação inglesa de defesa do direito dos consumidores), mais de 200 pubs (bares) foram convertidos em filiais de supermercados em todo o Reino Unido desde o início de 2010. Somente a Tesco, maior rede supermercadista britânica, foi responsável por transformar 130 pubs em Tesco Metro, unidades menores de supermercados voltadas para a venda local. A Sainsbury's, terceira maior rede do país, adotou a mesma estratégia e já converteu mais de 20 pubs.
A escolha dos bares nos projetos de expansão dos supermecadistas não é por acaso. Esses estabelecimentos já têm licenças para venda varejista no Reino Unido, diminuindo assim a burocracia jurídica. Além disso, se o lugar tiver menos de 280 metros quadrados, ele pode ficar aberto o dia inteiro nos fins de semana, segundo a legislação local. Lojas maiores só podem funcionar durante seis horas nos domingos.
Outro fator que colabora para o crescimento dos supermercados em detrimento dos pubs é o preço. A cerveja é mais cara nos bares. E, para completar, os varejistas ingleses usufruem de impostos próximo de zero para seus alimentos, permitindo cruzar esse benefício para lucrar também com a cerveja. Nos bares, o consumidor acaba pagando 20% de impostos para tomar sua bebida.
Em 2001, havia 60,7 mil pubs no Reino Unido, segundo a BBPA (British Beer and Pub Association, associação de pubs britânicos). Hoje, há 51,1 mil.
Fonte: Supermercado Moderno