Encotre Aqui!

8 de janeiro de 2013

Completando 20 Anos, SMS Abre Novo Capítulo nas Comunicações com Smartphones


O SMS, a mensagem de texto enviada pelo celular, completa 20 primaveras neste ano. Seu nascimento foi em 3 de dezembro de 1992, quando o engenheiro britânico Neil Papworth usou o computador para enviar um “Feliz Natal” ao telefone celular do amigo Richard Javis, da Vodafone. O recado chegou, mas Javis não conseguiu respondê-lo. Até 1993, não era possível enviar mensagens de texto pelo telefone, apenas recebê-las.



Isso mudou quando a Nokia lançou seu primeiro modelo de celular. As primeiras mensagens, embora gratuitas, só podiam ser enviadas dentro de uma rede restrita. Em 1994, a Vodafone lançou um sistema que conseguiu democratizar o serviço e, em 1995, com a chegada do T9 (aquele método de escrita que “adivinhava” as palavras que você queria escrever, lembra?) os SMS (Short Message Service, em inglês, ou Serviço de Mensagem Curta) começaram a se popularizar na Europa e, logo, espalharam-se pelo mundo.

A partir de então, o potencial de valor dessa nova forma de comunicação começou a ficar cada vez mais evidente. Em fevereiro de 2001, os usuários britânicos alcançaram a marca de 1 bilhão de mensagens de texto por mês, gerando uma enorme receita para as operadoras de telefonia móvel. Um cálculo feito no Reino Unido mostrou que se o custo do byte do SMS (que costuma ter 128 bytes no total) fosse equivalente aos bytes armazenados em um CD, esse produto custaria mais de 60 mil euros.

Alguns especialistas em tecnologia, entretanto, acreditam que os anos dourados das mensagens de texto podem ter ficado para trás. Estudos mostram que o auge dos SMS parece ter ficado para trás em países como Espanha, Holanda, Finlândia, Hong Kong e Australia. Os smartphones seriam uma ameaça, oferecendo aplicativos gratuitos de troca de mensagens de texto, como o WhatsApp e o BBM (BlackBerry Messenger).

Na Finlândia, o número de SMS enviados caiu 22% entre 2010 e 2011, enquanto em Hong Kong a queda foi de 14%. Mas, ainda que esse serviço tenha entrado em decadência, ele ainda promete retornos muitos significativos para as operadoras de celular. Nos próximos sete anos, as mensagens de texto devem gerar mais US$ 1 trilhão, impulsionadas especialmente pelos mercados da África e da Índia.
Veja a retrospectiva da história dos SMS:

1992: Primeiro SMS enviado
1995: Foi inventado o sistema T9, que facilitou a escrita dos textos
2001: Número de mensagens enviadas no Reino Unido ultrapassa 1 bilhão por mês
2008: Uma pesquisa Nielsen mostra que os usuários de celulares nos Estados Unidos enviavam mais mensagens de texto do que faziam ligações todos os meses (357 SMSs x 204 ligações)
2009: É criado o WhatsApp, um aplicativo de troca de mensagens gratuitas entre seus usuários
2011: Cai o número de mensagens de texto enviadas na Finlândia, em Hong Kong, na Espanha e na Holanda
2012: Pesquisa mostra que os SMS ainda são a forma de comunicação com família e amigos mais usada no Reino Unido, com 58% dos adultos enviando pelo menos uma mensagem por dia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário