A Adidas revelou no sábado 1, durante a cerimônia para o sorteio dos grupos da Copa das Confederações, que a bola a ser usada na competição será chamada de Cafusa. O nome é uma mistura das palavras carnaval, futebol e samba e uma alusão a uma das miscigenações de raças (entre índios e negros) originais na formação do povo brasileiro.
O jogador Cafu foi quem apresentou o produto. “O nome não é em minha homenagem, não”, brincou o capitão da equipe campeão mundial em 2002.
A Adidas prepara um tour para divulgar a Cafusa pelo País. Réplicas da bola com dois metros de distância serão exibidas nas sedes da Copa das Confederações (Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro) e em São Paulo, ao longo do primeiro semestre de 2013.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado final, o design da Cafusa tem elementos sólidos da identidade brasileira”, afirmou Rodrigo Messias, que chefia as ações da Adidas voltadas para a Copa do Mundo de 2014, da qual a empresa é patrocinadora. O nome da bola a ser usada no mundial também já está definido: será Brazuca. O design do produto, no entanto, ainda não foi revelado.
A Cafusa será utilizada pela primeira vez em competições oficiais no Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que acontece a partir de 6 de dezembro, no Japão.
Esta é a segunda vez que a Adidas desenvolve o design de uma bola especificamente para a Copa das Confederações. Em 2009, as partidas do torneio, realizado na África do Sul, foram disputadas com a bola Kopanya.
Fonte: Meio&Mensagem