Encotre Aqui!

16 de setembro de 2012

Mundo: A Paz Contra a Guerra Leva Um Designer de Israel se valer das Redes Sociais Para Passar Sua Mensagem

 No dia 15 de março, Ronny Edry, um designer gráfico de Israel, postou uma foto no Facebook com uma mensagem simples. “Iranianos. Nós te amamos. Nós nunca vamos bombardear seu país.” O que aconteceu logo em seguida foi incrível. Em menos de 24 horas, a foto rodou o mundo, sendo compartilhada por milhares de pessoas.  A repercussão foi tanta que em dois dias os iranianos já haviam retribuído a mensagem, com a campanha Iran-Loves-Israel.


  A foto começou como um pequeno projeto executado por Edry, sua esposa, Michal Tamirm, e seus alunos de design. “Fizemos um meme e soltamos na rede. Eu não via o que estava fazendo como uma campanha até que se tornou uma”, disse. Hoje, o movimento tem mais de 75 mil seguidores no Facebook e o seu próprio site, chamado Israel-Loves-Iran, onde milhares de pessoas compartilham mensagens de compreensão e tolerância.

   Uma das fotos mais populares é de um homem e uma mulher se beijando, enquanto ele segura seu passaporte israelense como ela mostra seu passaporte iraniano. A legenda lê: “Meninas persas são sexy e adoráveis. Nossas culturas e origens nunca foram um impedimento. Nós compartilhamos os mesmos ideais, por isso tudo funciona perfeitamente.”.

  Edry, e todos aqueles que participam da campanha, estão mostrando que as atitudes de seus governos não refletem o que eles sentem ou pensam sobre quem está do outro lado da fronteira.

“A guerra é uma ideia que o governo está vendendo para nós. É um vírus contagioso que contamina a nossa mente. Quando começamos a comunicar, criamos uma ponte, e essa ponte é a construção da paz”, diz o israelense. “A comunicação traz consigo a compreensão. Ela combate o medo e nos aproxima de quem está do outro lado.”

A mensagem de Ronny Edry no Facebook

"Para o povo iraniano
Para todos os pais, mães, filhos, irmãos e irmãs

Para que haja uma guerra entre nós, primeiro temos de ter medo um do outro, devemos odiar um ao outro.

Eu não tenho medo de você, eu não odeio você.
Eu nem mesmo sei quem você é. Nenhum iraniano nunca me fez nenhum mal. Eu nunca conheci um iraniano... Apenas um em Paris, em um museu. Bom cara.

Eu vejo em algum momento aqui, na TV, um iraniano. Ele está falando sobre a guerra.
Tenho certeza que ele não representa todo o povo iraniano.
Se você vê alguém na TV falando que vai bombardear eu país, tenha certeza que ele não representa todos nós.

Eu não sou um representante oficial do meu país. Eu sou um pai e um professor. Eu conheço as ruas da minha cidade, eu falo com os meus vizinhos, minha família, meus alunos, meus amigos e em nome de todas essas pessoas, nós te amamos.
Não queremos te causar nenhum dano.

Pelo contrário, queremos conhecer você, tomar um café e conversar sobre esportes.
Para todos aqueles que sentem o mesmo, compartilhem esta mensagem e ajudem-nos a alcançar o povo iraniano.
Ronny, Tel Aviv
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário