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30 de setembro de 2012

CADE: Desde Mudança na Lei, Marcas Ganharam Importância Nas Fusões


Em vigor desde o fim do maio, a nova lei que rege a atuação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) fez com que as empresas revessem suas avaliações antes de firmar acordos de fusões e aquisições. A principal delas, aponta a consultoria Interbrand, é a valorização das marcas nessas negociações.


Antes da mudança, as empresas fechavam o contrato de fusão, anunciavam a operação, e, só então, o Cade avaliava o negócio. Na última parte desse processo, ficavam os projetos de marca, que eram considerados como meros detalhes, segundo Daniela Bianchi, diretora do Interbrand. Com a nova lei, as companhias tendem a fazer um planejamento melhor, e, dentro disso, avaliar mais cuidadosamente a gestão, criação e transferência de marcas.

Um estudo da Interbrand mostra que a marca representa cerca de 40% do valor de uma empresa, apesar de muitas companhias ainda não terem percebido isso. “As empresas não sabem exatamente como transformar as marcas em ativos vivos de negócios, capazes de gerar valor", afirma Daniela. 
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