Essa é uma das conclusões a que chegou o estudo "Endividamento e inadimplência - mitos e verdades" da Boa Vista Serviços, divulgado nesta quinta-feira (27/09). Entre os consumidores entrevistados, 65% citaram o dinheiro como principal meio de pagamento utilizado, enquanto 21% apontaram o cartão de crédito, e 10% o cartão de débito. Apenas 1% citou o cheque, e 2% indicaram outras formas de pagamento.
As classes D e E têm o maior percentual de consumidores que utilizam preferencialmente o dinheiro, 79%. Já a classe A é a única em que o cartão de crédito é mais usado: 44% das pessoas dessa faixa utilizam mais essa forma de pagamento, enquanto somente 33% priorizam o uso do dinheiro.
Nome sujo
O levantamento ainda constatou que 19% dos consumidores estão com o "nome sujo", ou seja, possuem algum tipo de restrição no mercado de crédito. Para Fernando Cosenza, diretor de inovação e sustentabilidade da Boa Vista, isso é resultado da falta de planejamento financeiro nas famiílias. "A educação financeira é a pedra angular para que o crédito cresça sem grandes riscos no Brasil", afirma.
Cosenza ainda alertou o varejo para a evolução da inadimplência. “Esse setor teve papel fundamental na expansão do crédito para as classes mais baixas. E, assim como os bancos, o varejo precisa passar a avaliar seus consumidores para evitar um crescimento exagerado dos inadimplentes”, explica.
Fonte: Supermercado Moderno