Encotre Aqui!

28 de setembro de 2012

Bilheterias 2012: Disputa pela Liderança Acirrada Esse Ano, Confira Parciais Dessa Semana


As arrecadações totais podem ser baixas, mas é de se admirar a batalha que três filmes travaram pelo primeiro lugar nas bilheterias americanas. E três filmes bem diferentes entre si: um policial, um suspense e um drama. E se você acha que no fim foram as grandes estrelas que fizeram a diferença, pense novamente. Curvas da Vida conta com um bom elenco formado por Clint Eastwood, Amy Adams, John Goodman e Justin Timberlake. A Última Casa da Rua tem a bela Jennifer Lawrence, protagonista de Jogos Vorazes, um dos maiores sucessos do ano. Já Marcados para Morrer, um filme barato e independente, tem Jake Gyllenhaal, cujo maior sucesso como protagonista foi Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, um grande fracasso.


Mas aparentemente os americanos estavam mais ansiosos para ver o novo filme de David Ayer, roteirista de Dia de Treinamento e diretor de Tempos de Violência e Os Reis da Rua. Marcados para Morrer conseguiu, por pouco, a primeira posição. Tanto que na segunda-feira, quando apenas as estimativas dos estúdios haviam sido divulgadas, não se sabia exatamente qual seria a ordem dos três primeiros colocados.


Considerando que Marcados para Morrer estreou em quase 353 salas a menos que A Última Casa da Rua, que por sua vez estreou em 129 salas a menos que Curvas da Vida, a diferença fica bem mais gritante. Em sua segunda semana de exibição, Procurando Nemo 3D se segurou com muito mais firmeza que Resident Evil 5: Retribuição. O filme de Paul W. S. Anderson protagonizado por sua esposa, Milla Jovovich, teve uma queda de público de quase 70% em relação ao fim de semana anterior. Mas com uma renda internacional que já ultrapassa US$ 100 milhões, o filme está longe de ser um fracasso que poderia, finalmente, enterrar a franquia.

Karl Urban como Dredd não conseguiu substituir na memória do público o fracasso protagonizado por Sylvester Stallone em 1995, justamente na mesma semana em que Os Mercenários 2 se despede do top 10. Já The Master, de Paul Thomas Anderson, foi lançado em mais 783 salas e teve a melhor média de público entre as maiores bilheterias do fim de semana.

Já o público brasileiro não divide o mesmo gosto que o americano. Ou pelo menos teve menos opções. Mesmo com o lançamento de Ted, um dos maiores sucessos do ano tanto nos EUA quanto internacionalmente, Resident Evil 5: Retribuição manteve o primeiro lugar no Brasil com quase 50% a mais que o segundo colocado. Mas, claro, com muito mais salas em exibição também. A média por sala do perseguido ursinho na verdade foi melhor.


A grande surpresa fica por conta de Intocáveis. A comédia francesa de maior sucesso de todos os tempos não apenas se segurou, mas subiu de posição e aumentou sua arrecadação em mais de 20% em relação à semana anterior. O boca a boca está dando ao filme uma carreira lenta, mas rentável! Afinal, essa é sua melhor arrecadação e esta já é sua quarta semana em exibição. Os dois filmes brasileiros da lista, E a vida continua... e Totalmente Inocentes também continuam arrecadando de forma respeitável, com quedas baixíssimas de público.

No Brasil, apesar das boas críticas, Dredd teve uma performance ainda pior que nos EUA e ficou com um desapontador nono lugar. Mas se é realmente um filme de qualidade, talvez torne-se cult com o tempo e faça sucesso no mercado de home vídeo. Kick-Ass - Quebrando Tudo, por exemplo, não teve uma carreira estrondosa nos cinemas. Mas quem viu, gostou, e o filme fez tanto sucesso posteriormente que ganhará sua continuação.

Campeão Parcial  Estadunidense:

Campeão parcial brasileiro:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário