Considerado como prejudicial pela maior parte dos diretores de emissora
de televisão, o Horário Eleitoral Gratuito tem chamado atenção com seus
índices de audiência.
Apesar de não registrar bons números por seus próprios méritos, o desempenho da propaganda partidária está se destacando a partir da análise da grade dos canais como um todo.
Apesar de não registrar bons números por seus próprios méritos, o desempenho da propaganda partidária está se destacando a partir da análise da grade dos canais como um todo.
Nesta última segunda-feira (27), por
exemplo, a faixa destinada ao Horário Político no horário nobre, de
20h30 às 21h, teve índices superiores aos obtidos pelo "Jornal
Nacional".
As propostas dos candidatos à prefeitura de
São Paulo registraram 26 pontos de média contra 25 das notícias
apresentadas por William Bonner e Patrícia Poeta.
Curiosamente, o número também foi o terceiro mais expressivo de toda a grade, posicionando-se atrás apenas de "Avenida Brasil", com 44 pontos, e "Cheias de Charme", com 32.
"Amor Eterno Amor", em sua reta final, bem
como a tradicional "Tela Quente", foram alguns dos exemplos que ficaram
para trás, com 22 e 21 pontos respectivamente.
A justificativa para tal disparidade é que o
programa político tem servido de sala para os telespectadores da trama
de João Emanuel Carneiro e dos embates de Nina (Débora Falabella) e
Carminha (Adriana Esteves).
Já no SBT, a surpresa mais uma vez se repete. Ainda considerando os números de segunda-feira, o Horário Político do horário nobre foi a segunda maior audiência do dia, com 7 pontos de média. Apenas "Carrossel", que teve 15 pontos, foi mais vista. O tradicional "Chaves", assim como o "Bom Dia & Cia" e o "Programa do Ratinho" foram derrotados e marcaram 6, 4 e 5 pontos respectivamente.
Já no SBT, a surpresa mais uma vez se repete. Ainda considerando os números de segunda-feira, o Horário Político do horário nobre foi a segunda maior audiência do dia, com 7 pontos de média. Apenas "Carrossel", que teve 15 pontos, foi mais vista. O tradicional "Chaves", assim como o "Bom Dia & Cia" e o "Programa do Ratinho" foram derrotados e marcaram 6, 4 e 5 pontos respectivamente.
A Record, por sua vez, tem o Horário Eleitoral Gratuito com
impactos praticamente nulos em sua grade. No horário nobre, o "Jornal da
Record" teve 6 pontos de média. Já a propaganda política derrubou os
números para a casa dos 4. "Rebelde", exibida logo na sequência, teve os
números intactos e manteve os 4 pontos por praticamente uma hora.
O "Tudo a Ver", veiculado logo após, também rendeu 4 pontos. Ao
telespectador da emissora, é indiferente acompanhar às propostas dos
candidatos à prefeitura de São Paulo - as quais são exibidas em rede -
que ao inédito capítulo de uma de suas novelas ou a um jornalístico.
Esses índices são consolidados e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores da Grande São Paulo.
Esses índices são consolidados e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores da Grande São Paulo.
Fonte: Na Telinha