Sem conseguir emplacar a nova temporada de "Rebelde" e "Máscaras", a
Record tem sofrido bastante com a queda de seus índices de audiência.
Nesta última quinta-feira (10), a situação da emissora chegou aos níveis
mais críticos do ano.
Na média-dia, que é composta entre as faixas das 7h e 00h, a Record
registrou apenas 5,6 pontos e venceu o SBT por uma margem mínima: 0,2
ponto. A emissora de Silvio Santos teve 5,4 pontos no mesmo período.
Esse é um dos piores resultados dos últimos anos.
"Máscaras" é um dos produtos com mais baixa audiência da Record |
Já considerando a faixa mais nobre do dia, entre 20h e 00h, a
situação da emissora de Edir Macedo foi ainda mais grave. A Record teve
apenas 5,7 pontos contra 5,9 do SBT. No auge de sua nova programação, no
ano de 2008, a Record já chegou a ter 12 pontos de média nesta mesma
faixa.
A situação foi agravada mais perto do final do dia com a exibição
de "Máscaras". A trama de Lauro César Muniz teve o pior desempenho desde
a estreia do segundo horário de novelas do canal, em 2006.
O folhetim registrou 6,4 pontos de média e ocupou a inédita quarta
colocação no ranking do Ibope. Nesta mesma faixa, o SBT foi vice-líder,
com 8,2 pontos, seguido pela Band, que fechou com 6,5.
Para efeitos de comparação, "Máscaras" teve índices inferiores aos
dez minutos dedicados ao Horário Político, às 20h30. A propaganda
partidária do Partido Progressista teve 6,5 pontos de média, número este
que também foi maior que o de "Vidas Opostas" (4,6), "Legendários"
(4,9), "Jornal da Record" (6,3) e igual a de "Rebelde" (com 6,4 em sua
primeira parte e 6,6 em sua segunda).
Os índices da média-dia da Record somente não foram mais fracos
pelos bons números que a grade matutina vem mantendo. O "SP no Ar",
embora não tenha sido líder, teve 7,3 pontos. O "Fala Brasil" fechou com
7,2 e o "Hoje em Dia" esboçou uma leve reação e marcou 5,6.
Em tempo:
O SBT, mesmo não tendo fechado na vice-liderança na média-dia, teve produtos isolados com índices bastante expressivos.
"Maria do Bairro" foi o carro-chefe da emissora com 8,7 pontos de
média, a mais alta desde a sua estreia. O número fez da novela a atração
mais vista fora da Globo. "Marisol", com 5,6 pontos, e o "Tenha
Estilo", com 7,4, também se sobressaíram. "A Praça é Nossa" foi o outro
destaque do horário nobre, com média de 8,3 pontos.
Esses índices são consolidados e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores da Grande São Paulo.
Fonte: Na Telinha