Encotre Aqui!

27 de abril de 2012

Mudou Tudo: Samsung Ultrapassa Nokia No Mercado de Celulares


A Samsung superou a Nokia e é a nova líder do mercado global de celulares, afirmaram nesta sexta-feira (27/04) os institutos de pesquisa Strategy Analytics e IHS iSuppli. A fabricante sul-coreana foi a que mais vendeu no primeiro trimestre deste ano.

Os estudos, porém, discordam quanto ao desempenho no mercado de smartphones. A iSuppli dá à Apple a primeira posição do setor, enquanto a Strategy Analytics acredita que a rival asiática já a ultrapassou.



A Samsung entregou 93,5 milhões de celulares nos três primeiros meses de 2012, alta de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa 25% do mercado. O resultado é ainda mais expressivo quando considerado o modesto crescimento de 3% do segmento, que foi a 368 milhões de unidades vendidas.

Em contrapartida, a Nokia sofreu queda de 24% em suas vendas, terminando o primeiro trimestre com 82,7 milhões de celulares distribuídos – participação de 22,5% do mercado. O desempenho de seus dispositivos mais baratos estagnou nos países emergentes, e seus smartphones Lumia, com Windows Phone, não conseguiram suprir a baixa dos aparelhos com Symbian, explica a Strategy Analytics.

No primeiro trimestre de 2011 a Nokia respondeu por 30,4% das vendas, ante 19,3% da Samsung. A significativa mudança demonstra a dificuldade que a Nokia enfrenta neste momento de transição, tendo que concorrer com competidores que vivem um bom momento, como a Apple, e outros que a fazem frente inclusive no segmento de baixo, como a Samsung.

Novos rumos
O sucesso da Samsung reflete uma transição do mercado, em que seu crescimento é gerado exclusivamente pelo segmento dos smartphones, e não pelo o de celulares comuns, os feature phones. Os smartphones responderam por 34% das vendas da companhia sul-coreana nos primeiros meses do ano, índice que cai para 14% no caso da Nokia, afirma a iSuppli.

Já a Apple praticamente dobrou as vendas do iPhone: elas chegaram a 35 milhões neste trimestre, ou 9,5% do mercado – ante 5,2% no mesmo período de 2011. A expectativa, no entanto, é que a Samsung consiga reduzir o ímpeto da empresa de Cupertino com o lançamento do Galaxy S III, marcado para maio.

Segundo a Strategy Analytics, a Samsung comercializou quatro vezes mais smartphones na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, graças aos seus dispositivos da linha Galaxy, como o Note, o SII e o Y. O Lumia, da Nokia, embora tenha ido razoavelmente bem nos Estados Unidos, ainda não decolou em outros importantes centros, como o britânico.

O setor de smartphones cresceu 41% em relação ao mesmo período de 2011, dizem os institutos. No total, 145,3 milhões de unidades foram comercializadas. 
Fonte: IDGNOW
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário