Os principais monumentos e pontos turísticos das principais cidades do Brasil apagaram suas luzes às 20h30 deste sábado (31) para participar da Hora do Planeta 2012.
Cristo Redentor apagado no Rio de Janeiro (Foto: Marcos Teixeira Estrella/TV Globo) |
No Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa, no Centro, o Cristo Redentor e a orla de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul da cidade, entre outros locais, ficaram às escuras por alguns minutos.
A ação é uma parceria da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, com a WWF-Brasil.
"O Rio de Janeiro se sente honrado em mais uma vez participar da Hora do Planeta. Nosso objetivo é incentivar ações sustentáveis e promover o uso adequado da energia", disse o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.
Além desses pontos turísticos, também tiveram as luzes apagadas a Igreja da Penha, na Zona Norte, e o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul.
Vista da ponte estaiada, na zona sul de São Paulo. A capital paulista também participou da "Hora do Planeta 2012" (Foto: AE) |
Em São Paulo, a ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira tambem ficou às escuras durante a "Hora do Planeta", na Marginal Pinheiros, bairro do Brooklin, zona sul da cidade.130 cidades apagaram as luzes de mais de 550 monumentos e pontos turísticos ou históricos significativos às 20h30 locais, durante uma hora.
O evento começou em 2007 com uma iniciativa da cidade de Sidney, na Austrália, para sinalizar aos governantes do mundo sobre a necessidade de tomar providências imediatas para minimizar os impactos das mudanças climáticas.
Fonte: G1