A Coca-Cola Brasil ganhou duas ações movidas contra a
Ragi Refrigerantes, fabricante da Dolly, a Detall Participações e Rede
TV!. Segundo a Coca, as empresas fizeram uma campanha difamatória em
2003 no “Programa 100% Brasil”, veiculado na Rede TV, e divulgaram
material difamatório em diversos veículos.
As companhias, segundo a acusação, divulgaram notícias, debates e
entrevistas com o objetivo de prejudicar a imagem da marca. Por conta
disso, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que as
companhias e Laerte Dodonho, proprietário da Ragi, terão de pagar R$ 1
milhão à Coca-Cola.
A decisão aponta que a intenção de denegrir era
clara. “As reportagens e entrevistas veiculadas no programa tinham por
único objeto explorar denúncias de irregularidades envolvendo a empresa
autora [Coca-Cola], tanto que foram entrevistados basicamente
ex-funcionários, parlamentares e outras autoridades públicas que, de
alguma forma, guardavam relação com as acusações desferidas contra a
requerente”.
A segunda ação, cuja indenização é também de R$ 1 milhão, condena as
empresas pela divulgação de material difamatório inserido em outdoors e
duas matérias pagas veiculadas nas publicações The Wall Street Journal e
O Pasquim. Os anúncios no outdoor diziam: “Coca-Cola contém folha de coca? É ilegal? A Coca-Cola está acima da lei? Dolly”.
Segundo o relator do processo, Francisco Loureiro, as ofensas foram
divulgadas em “diferentes veículos midiáticos, de modo que quantidade
incalculável de indivíduos foi atingida pelas publicações, o que
certamente causou um forte abalo na imagem da empresa”.
Fonte: Época Negócios