Encotre Aqui!

10 de abril de 2012

Dolly e RedeTV terão de pagar R$ 2 milhões à Coca-Cola por difamação

A Coca-Cola Brasil ganhou duas ações movidas contra a Ragi Refrigerantes, fabricante da Dolly, a Detall Participações e Rede TV!. Segundo a Coca, as empresas fizeram uma campanha difamatória em 2003 no “Programa 100% Brasil”, veiculado na Rede TV, e divulgaram material difamatório em diversos veículos.


As companhias, segundo a acusação, divulgaram notícias, debates e entrevistas com o objetivo de prejudicar a imagem da marca. Por conta disso, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que as companhias e Laerte Dodonho, proprietário da Ragi, terão de pagar R$ 1 milhão à Coca-Cola. 


A decisão aponta que a intenção de denegrir era clara. “As reportagens e entrevistas veiculadas no programa tinham por único objeto explorar denúncias de irregularidades envolvendo a empresa autora [Coca-Cola], tanto que foram entrevistados basicamente ex-funcionários, parlamentares e outras autoridades públicas que, de alguma forma, guardavam relação com as acusações desferidas contra a requerente”. 

A segunda ação, cuja indenização é também de R$ 1 milhão, condena as empresas pela divulgação de material difamatório inserido em outdoors e duas matérias pagas veiculadas nas publicações The Wall Street Journal e O Pasquim. Os anúncios no outdoor diziam: “Coca-Cola contém folha de coca? É ilegal? A Coca-Cola está acima da lei? Dolly”.

Segundo o relator do processo, Francisco Loureiro, as ofensas foram divulgadas em “diferentes veículos midiáticos, de modo que quantidade incalculável de indivíduos foi atingida pelas publicações, o que certamente causou um forte abalo na imagem da empresa”.

Fonte: Época Negócios
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário