Desde que Horst Paulmann, dono da varejista chilena Cencosud, anunciou seus planos de emitir ações nos Estados Unidos para alavancar o potencial de crescimento da empresa, seus papeis na bolsa de Santiago, no Chile, não pararam de subir. Prevista para ser concretizada em 120 dias, a emissão será de 270 milhões de ações, que, ao preço de ontem, representa cerca de US$ 1,6 bilhão.
A estratégia da empresa é investir US$ 1,3 bilhões em expansão em 2012, na compra de lojas e terrenos nos países em que atua. E o Brasil, onde a empresa é a quarta maior varejista com as redes G. Barbosa (SE), Bretas (MG) e Prezunic (RJ), será um dos principais destinos desses recursos. Serão investidos US$ 198 milhões na abertura de 26 lojas. O valor só é inferior aos US$ 413 milhões que a empresa vai aportar no Chile, na abertura de 33 lojas e dois shoppings. Está previsto para o início de abril a inauguração do Costanera Center, no Chile, anunciado como edifício mais alto da América do Sul, com 70 andares.
As ações da empresa estão ligadas ao sonho antigo de Paulmann de criar a maior rede de varejo da América Latina. Porém, no que diz respeito ao varejo brasileiro, tirar a supremacia do Pão de Açúcar dará trabalho, uma vez que expandir por aquisições está cada vez mais caro. A gigante chilena terá de fazer pequenas aquisições a granel — empresas com 15 lojas, por exemplo —, para conseguir preços acessíveis.
Fonte: Supermercado Moderno