Dados estatísticos mostram que o navegador da Mozilla está perdendo espaço para a concorrência. Declínio chega a um terço do total da sua fatia de mercado em apenas três anos.
De acordo com uma publicação do site ExtremeTech, com base em dados levantados pelo StatCounter Global Stats, em todos os meses dos últimos três anos o Mozilla Firefox tem perdido terreno para seus concorrentes. Segundo a matéria, o navegador da raposa teve sua fatia de mercado reduzida em quase um terço – de aproximadamente 30% em outubro de 2009, o browser passou a ter cerca de 20% atualmente.
Conforme o informativo, isso pode ser visto de duas maneiras. A primeira delas indicaria que o Firefox está perdendo popularidade, ou seja, os seus adeptos estão migrando para outros navegadores. O segundo ponto de vista aponta para o crescimento do número de internautas no mundo, sendo que o browser da Mozilla estaria tendo uma menor aceitação dos novos usuários, contudo, mesmo assim, estaria aumentando (em ritmo menor que a concorrência) a quantidade de pessoas em sua comunidade.
A causa desse declínio estaria basicamente ligada à falta de investimento em propaganda (coisa que não falta para Google Chrome e Internet Explorer). Embora a Mozilla esteja fazendo reformulações interessantes em seu navegador e trabalhando em sua versão para plataformas móveis (Android e iOS), a situação não é nada confortável para o Firefox.
O browser da gigante de Mountain View levou metade do tempo que o navegador da raposa perdurou para atingir a mesma quantidade de adeptos. O Chrome já está na cola do Firefox e pronto para passar em popularidade.
Apesar de estar em uma posição negativa, não podemos esquecer a colaboração que o navegador da Mozilla teve para a internet, sendo o primeiro a desbancar a completa hegemonia de mercado alcançada pelo IE 6 com 95% dos internautas.
Você usa o Firefox? Que melhorias poderiam fazê-lo retomar a briga com a concorrência? O que falta para o browser da raposa assumir a liderança de mercado?
Fonte: tecmundo