Encotre Aqui!

28 de fevereiro de 2012

Farejadores de Plágio: O Que São e Como Funcionam.


  Considerados verdadeiros “dedos-duros” da era digital, os softwares que identificam eventuais plágios em trabalhos colocam em xeque o uso indiscriminado dos conhecidos comandos “Ctrl+C” e “Ctrl+V”, ou no português claro, o simples ato de copiar e colar. Não é a toa que instituições ensino de renome, como a ESPM, PUC e a Unesp, por exemplo, têm investido nesse tipo de tecnologia para reprimir a cola da era moderna, criando, indiretamente, uma cultura contrária a essa prática. Tais métodos podem servir de exemplo para escolas de todo o país, permitindo aos educadores um controle maior sobre a produção de seus alunos. E tudo por meio da utilização de sistemas simples de verificação.



  Antes de tudo, é preciso entender o que pode ser considerado plágio. Conforme explica Alessandra Tridente, professora de Direito da PUC-SP e autora do livro "Direito Autoral – Paradoxos", da editora Campus/Elsevier, tal ato se configura quando uma pessoa apresenta um trabalho intelectual como sendo de sua autoria, mas, que na verdade, foi feito por outro autor. Segundo ela, a cópia de trechos de outros autores quando colocada entre aspas, e com a adequada identificação e localização da fonte, não constitui plágio. “Esse controle é ainda mais rigoroso em relação às monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Se for verificado plágio nesses casos, o aluno será reprovado e não obterá o respectivo título”.

  Para os professores, a maior dificuldade é justamente identificar se determinado trabalho apresentado por um aluno é, ou não, de fato inédito. Apesar de haver à disposição na internet alguns aplicativos gratuitos que detectam plágios, para os educadores que não têm esses recursos em mãos, uma dica rápida e fácil dada pelo professor José Francisco de Moraes, responsável pelo Núcleo de Tecnologias Mistas para o Aprendizado da ESPM, é utilizar sites de busca, como o Google. “Se o professor copiar um trecho do trabalho e colar entre aspas no campo de busca, o site retorna resultados literais referentes ao que está sendo procurado”, explica José.

   A ESPM, entretanto, conta com uma ferramenta específica para detectar citações indevidas nos trabalhos da graduação e da pós-graduação, o Safeassign, que, apesar de gratuito, roda exclusivamente em sistemas acadêmicos de gerenciamento. “O professor submete o texto ao software, que faz uma busca no acervo da escola e em toda web. Ao final, é gerado um relatório padronizado com o ranking de plágio, destacando os trechos possivelmente copiados de outras fontes. Todo esse processo é transparente aos alunos, dando a eles também a possibilidade de submeter seus trabalhos à análise do Safeassign. Assim criamos uma nova cultura acadêmica”, lembra o professor.

  Já na PUC-Rio, a tecnologia para detecção de textos coincidentes está em fase final de implantação, porém com um objetivo mais didático. Segundo Ricardo Bergmann, vice-reitor para Assuntos Acadêmicos da instituição, a ferramenta auxiliará os alunos quanto ao uso correto das referências e citações em seus trabalhos de conclusão de curso. “Durante a prática acadêmica, os alunos aprendem a utilizar as citações da maneira certa, porém, para evitar qualquer tipo de problema, o sistema apontará as coincidências nos textos. Tudo para que as citações e referências estejam corretas”, destaca Bergmann.

Dentre os programas detectores de plágio, conheça abaixo algumas opções.

Para download gratuito:
Farejador de Plágio: software que cruza os dados de um trabalho acadêmico com os de diversos sites.

Plagium: site que permite colar um trecho de texto de até 25 mil caracteres, possibilitando uma busca remota por ocorrências coincidentes na internet.

Copyscape: página que identifica onde o conteúdo de um site está sendo replicado.

Safeassign: sistema utilizado pela ESPM. Apesar de gratuito, ele roda somente em sistemas acadêmicos de gerenciamento de informações, como o Blackboard.

Sistemas pagos
Plagius: software que analisa documentos de diversos formatos (Word, Pdf, OpenOffice e Html) e exibe relatórios detalhados, informando as referências encontradas. É possível fazer o download e testar a ferramenta.

Turnitin: sistema desenvolvido pela empresa americana IParadigms e utilizada pela Unesp para a prevenção de plágio em trabalhos acadêmicos. A ferramenta compara um texto baseado em uma ampla base de dados, incluindo milhares de artigos, dissertações, teses, livros, revistas científicas e sites.

Plagiarism Detect: aplicativo que permite checar a autenticidade de textos diretamente do Microsoft Word 2007.
Fonte: G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário