Dados divulgados pela consultoria Forrester Research, mostram que o comércio eletrônico brasileiro cresceu 21% em 2011 e chegou a R$ 21,5 bilhões, representando um volume de 2,2% das vendas on-line mundiais.
No ano passado, o comércio eletrônico global totalizou R$ 805,5 bilhões (US$ 450 bilhões), impulsionado principalmente pelos Estados Unidos e por países da Europa Ocidental.
Ainda segundo a consultoria, a expectativa é que a participação brasileira passe para cerca de 3% do comércio eletrônico mundial, ou atinja entre R$ 39,3 bilhões e R$ 1,25 trilhão nos próximos três anos.
Apesar de o número parecer pouco expressivo, principalmente ante os 22% que devem ser conquistados pela China , com R$ 285,3 bilhões , o Brasil é considerado um dos candidatos a protagonistas das vendas on-line mundiais, registrando expansão do alcance do número de consumidores on-line, diversificação dos produtos comercializados. Grupos internacionais que passarão a operar no mercado devem impulsionar o setor.