Falem mal, mas falem de
mim. É com essa antiga máxima que a Globo está encarando a grande repercussão
do aplicativo No BBB, que virou notícia essa semana nas redes sociais e nos
portais jornalísticos ao prometer bloquear as mensagens do Twitter e Facebook que
contenham as palavras Big Brother Brasil ou BBB.
Questionada sobre o aplicativo – que desde
terça-feira, 10, dia da estreia do programa, vem ganhando alta repercussão
entre os internautas – a Central Globo de Comunicação (CGCom) acredita que a
ideia de criar uma maneira de barrar o conteúdo do programa é uma prova clara
de seu sucesso e força no ambiente da web. “O site do BBB e a repercussão do
programa nas mídias sociais, desde o momento em que as inscrições são abertas,
são exemplos de sucesso na internet há muitos anos. A iniciativa de bloquear
tais assuntos, por si só, já dá a dimensão do sucesso do programa na Internet”,
disse a CGCom, em comunicado.
De fato, o assunto Big Brother vira o tema
principal da web assim que cada nova edição do reality entra no ar, gerando um
acalorado embate entre os fãs da atração e o grupo que abomina o programa.
Partidário dessa segunda turma, o programador e engenheiro de software, Luis
César Coimbra, teve a ideia assim que começou a ver, na internet, as
reclamações de seus amigos sobre o início do programa e as inúmeras mensagens
que ele geraria.
Então, quatro dias antes do BBB 12 entrar no ar,
Coimbra passou uma madrugada em claro para desenvolver o app No BBB,
publicando-o, posteriormente, na web store do navegador Google Chrome. A
repercussão foi uma surpresa até para ele. “Comecei a divulgar o No BBB entre
meus amigos do Facebook. Minha intenção era poder jogar o link no ar, quando
alguém comentasse que não aguentava mais ouvir falar do programa. Mas nunca
imaginei que se espalharia tão rápido”, espanta-se o desenvolvedor, em
entrevista ao Meio & Mensagem.
Coimbra não tem precisão exata da quantidade de
downloads de seu aplicativo. Até essa quinta-feira, 12, a web store do Google
Chrome indicava 3500 downloads. As páginas de outros sites que ofereciam o
aplicativo, porém, apresentavam números superiores a 15 mil downloads.

Disponível somente no Google Chrome, o aplicativo
faz uma espécie de distorção em todas as mensagens de amigos do Facebook ou do
Twitter que mencionem o nome do reality. O bloqueio, no entanto, não impede a
visualização. Se o usuário quiser ler o conteúdo, basta clicar sobre a
mensagem para que a visualização fique clara.