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27 de dezembro de 2011

Informação é crucial: Fato Potencialmente Confirmado.


   Levantamento global feito pela Motorola Solutions com dois públicos distintos (consumidores e vendedores de lojas) aponta que 67% dos clientes dizem ter tido uma melhor experiência de compra quando encontram atendentes equipados com tecnologias modernas, que permitem acessar rapidamente diversas informações sobre os produtos.

   Essa percepção é confirmada pelos funcionários das redes de varejo entrevistados. Entre esse público, 75% acreditam que, se contarem com as mais modernas tecnologias móveis, conseguem melhorar bastante o atendimento.


    Aos poucos, o uso de tais tecnologias tem levado a mudanças no comportamento de compras. Um exemplo é o fato de facilitarem a pesquisa de preços. De acordo com o estudo, 83% dos consumidores afirmam já terem utilizado um verificador de preços. Também houve na pesquisa referência a terminais de pagamento automático, citado por 65% das pessoas, e terminais de informações (59%).

   O estudo da Motorola também mostra o potencial de crescimento das compras por celular: 43% dos clientes disseram que é muito provável virem a utilizar em seus smartphones algum aplicativo de loja capaz de criar mapas a partir de sua lista de compras. A ideia seria guiá-los pelo estabelecimento, apontando o caminho mais eficiente para a realização de suas compras.

   Para Michelle Crissey, gerente de soluções para o consumidor da Motorola Solutions, implementar tecnologias com a finalidade de melhorar a experiência de compra continua na pauta dos varejistas. "Entretanto, eles devem prestar mais atenção às crescentes expectativas do shopper multicanal. Em vez de simplesmente desfrutar da tecnologia e se referir à realização da compra como 'uma experiência positiva', o cliente prefere que o lojista utilize a tecnologia para melhorar a atenção de forma eloquente, proporcionando uma experiência realmente mais agradável, tanto em lojas físicas quanto no fechamento de pedidos on-line e móveis", diz ela.

    O estudo foi realizado entre 26 de novembro e 13 de dezembro. Participaram 1.231 consumidores e 393 vendedores e profissionais do varejo.
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