Fundado por Sam Walton em 1962, o Walmart nasceu em Rogers, Arkansas, nos Estados Unidos, e cresceu com a proposta de oferecer preços baixos todos os dias. A abertura de capital na Bolsa de Valores, em 1972, acelerou a expansão da rede, que no final da mesma década já somava 276 lojas em 11 Estados.
O primeiro hipermercado Walmart Supercenter, com 36 departamentos, abriu suas portas em 1988. No ano seguinte, nos Estados Unidos havia 1.402 lojas Walmart e 123 Sam’s Club, e a oferta de empregos crescera dez vezes. Em 1990, a empresa assumiu a posição de maior varejista do país, e oito anos depois criou um novo modelo de loja, Neighborhood Markets – sempre atenta às necessidades de seus consumidores.
Em setembro de 2008, foi inaugurado mais um formato de loja: o Marketside. A proposta desse mercado é ser uma loja de conveniências, com um sortimento escolhido especialmente para a comunidade local. Os principais atrativos são os pratos prontos, feitos por chefs profissionais. Cerca de 20% da gama do supermercado é de produtos orgânicos, mais da metade dos produtos perecíveis já é pré-cortada e há mais de 100 variedades de queijos na área de deli.
Hoje, unidades da rede em 15 países empregam mais de 2 milhões de pessoas.
O Walmart chegou ao Brasil em 1995 e vem crescendo desde então, oferecendo preço baixo sempre de forma sustentável e socialmente responsável. Hoje estamos presentes em 18 Estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do Distrito Federal.
Atender aos diferentes perfis de pessoas que freqüentam nossas mais de 400 lojas é um desafio em um país com tanta diversidade de culturas, costumes, paisagens e climas. Para satisfazer as necessidades dos nossos consumidores, trabalhamos com vários formatos de lojas – hipermercados, supermercados, clubes de compra, lojas de atacado e de vizinhança.
Com faturamento de R$ 17 bilhões em 2008, empregamos cerca de 80 mil pessoas e ocupamos a terceira posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em 2010, cerca de 100 novas lojas serão abertas e 10 mil postos de trabalho deverão ser criados.
Centros de distribuição abastecem a rede, além de operadores logísticos de perecíveis. Nossos escritórios localizam-se em Barueri (sede), na Grande São Paulo, em Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife.
Missão:Vender por menos para as pessoas viverem melhor.
Visão: Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários
Valores: Nossos valores visam a atender às boas práticas do mercado varejista. São eles:
- respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual;
- atendimento ao cliente, superando as expectativas de nossos consumidores;
- busca pela excelência, inovando sempre na seleção e promoção de produtos e serviços.
Bandeiras
Formatos diferentes para atender da melhor maneira possível às necessidades de nossos clientes do Nordeste ao Sul do Brasil. Atuamos hoje com nove bandeiras em quatro regiões – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste –, com uma estratégia multiformato:
- hipermercados, com 45.000 a 65.000 itens disponíveis;
- supermercados, com 15.000 itens;
- clubes de compra, com 6.500 itens;
- lojas de atacado, com até 6.500 itens;
- lojas de vizinhança, com 4.000 itens.
Duas bandeiras destacam-se na expansão da rede: Maxxi Atacado e TodoDia, focadas nos consumidores de menor renda, cujo poder de compra vem crescendo no País.
Fonte: Walmart Brasil.