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1 de junho de 2011

Conheça melhor - Nestlé

   
   A Nestlé está no Brasil desde 1921. Por meio de uma administração robusta e focada no consumidor, baseia seu crescimento igualmente nos desempenhos econômico, social e ambiental do País.



Política de comunicação e marketing para crianças

     A Nestlé é a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar e está presente no Brasil desde 1921. Sua missão é oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. 

    Desde janeiro de 2009, reforçando seu compromisso com o respeito ao consumidor, a Nestlé passou a adotar diretrizes mais rígidas para a publicidade voltada ao público infantil. Alinhada ao Grupo mundialmente, a empresa se comprometeu a não dirigir nenhum tipo de comunicação ou atividade de marketing a crianças abaixo de seis anos e, para a faixa etária entre seis e 12 anos, restringir a propaganda a produtos com perfil nutricional que auxiliem em uma dieta balanceada e saudável. Para os menores de seis anos, a comunicação será sempre voltada aos pais, a quem cabe a decisão de compra. A Nestlé está entre as empresas pioneiras no mundo na adoção de parâmetros mais rigorosos para divulgar seus produtos ao público infantil.

     As determinações integram o Termo de Compromisso da EU-Pledge (www.eu-pledge.eu), assinado pela Nestlé e outras dez das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo com o objetivo de estabelecer códigos de conduta para uma comunicação responsável com os consumidores. 

   Dando continuidade à implementação de rígidas regras para publicidade infantil e ações de marketing dirigidas a crianças, já adotadas pela Nestlé mundialmente, a empresa assinou em agosto de 2009, em conjunto com outras 23 fabricantes de alimentos e bebidas, um compromisso público espontâneo em que se compromete a não fazer publicidade para crianças abaixo de 12 anos, com exceção de produtos cujo perfil nutricional atenda a critérios específicos, e a não realizar promoção de caráter comercial nas escolas a elas direcionadas. As empresas signatárias são associadas a ABIA (Associação Brasileira das Industrias da Alimentação) e/ou a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), entidades que se mobilizaram para viabilizar e promover a iniciativa. 

    Esse compromisso complementa as diretrizes já adotas mundialmente pela Nestlé para publicidade infantil e ações de marketing para crianças, divulgadas pela empresa em janeiro de 2009, no qual a empresa já havia se comprometido com uma rigorosa política de comunicação com o consumidor, norteada por altos padrões éticos. Neste documento, a empresa observa procedimentos em relação à comunicação com crianças e atividades de marketing, tais como:
  • Devem encorajar a moderação, hábitos alimentares saudáveis e a atividade física;
  • Não devem diminuir a autoridade dos pais;
  • Não devem enganar as crianças sobre os benefícios potenciais do uso do produto;
  • Não devem criar a sensação de urgência no consumo do produto;
  • Não devem gerar expectativas irreais sobre popularidade ou sucesso;
  • Não devem criar dificuldades para que a criança diferencie o conteúdo do programa e o conteúdo da propaganda;
  • Não devem utilizar nenhum tipo de personagem de programas, que não sejam os personagens de direito autoral da empresa, para promover produtos em programas de televisão, filmes, revistas ou material impresso ou em websites na internet;

Em caso de atividades escolares, deverá haver um acordo e consentimento prévio da administração da escola e dos organizadores do evento.
Diante do seu comprometimento em melhorar continuamente o perfil nutricional de seus produtos e conscientizar seus consumidores, a Nestlé criou uma metodologia rigorosa, baseada nas recomendações de órgãos nacionais e internacionais de saúde denominada Nestlé Nutritional Profiling System (Sistema Nestlé de Perfil Nutricional).

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