Em minha primeira publicação aqui no blog absoluto marketing, venho trazer aos leitores uma visão diferente do que realmente é o complexo mundo dos supermercadistas nacionais, um setor que vem dos primórdios da existência do capitalismo, e das primeiras relações comerciais a por alimentos se mantém até os dias atuais e será o setor do futuro, onde aliado a tecnologia estará no cotidiano do top of mind do comércio.
O Brasil é o maior produtor de produtos primários do planeta, mas possui uma forte influência de produtos advindos do exterior, por seu processamento em maior parte ser feito não no pais, mas sim em outros locais que importam a matéria-prima brasileira, trazendo-o de volta a um preço mais alto e oferecendo-o a população que produz a matriz do produto, mas que jamais imaginaria que consome o que ele mesmo plantou. Um exemplo disso é a borracha que sai do pais e retorna como produtos do tipo pneu, latex, silicones...
uma das principais indústrias locomotoras de novos mercados e e novas tendências são os supermercados, que junto dos fornecedores ditam as regras de uma sociedade consumista e sem pretensão de ter uma postura diferente. O brasileiro está gastando mais, e está usufruindo mais de seus momentos de prazer, em comidas, bebidas e em utensílios que facilitem a vida em casa.
O setor dos supermercados acreditou nesse nicho de oportunidade e está cada vez mais se consolidando como percursor da nova classe dos brasileiros, a dos brasileiros apaixonados por si mesmos, o que é muito importante para o desenvolvimento do espírito nacional, mas ainda mais para os setores que mexem com isso. Todos esses assuntos que interessam profissionais da área de marketing e mais que isso da área administrativa onde poderemos juntos entender um pouco mais desse, que sem duvida se tornou matriz para muitos outros negócios. A partir da próxima semana o seu novo canal informação dentro do blog com respeito a você administrador, até lá!
Pabio Michel Vermelem
Brusque Santa Catarina