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12 de setembro de 2010

Macro e Micro Ambiente de Marketing




“O futuro não é uma mera extrapolação ou projeção do passado ou do presente. O futuro é o novo, o diferente, mais complexo, mais rico, cheio de ameaças, mas repleto de oportunidades, para quem souber identificá-las e aproveitá-las adequadamente.” (Petrônio Martins).

O macro e o micro ambiente de marketing trazem em sua essência qualquer relação de troca entre a empresa e seu consumidor/fornecedor. Deste modo os ambientes de marketing possuem vital importância para a análise de mercado e influenciam muito na hora da decisão de fechar ou não um determinado negócio.
O macro ambiente se apresenta como formas incontroláveis de administração como a economia por exemplo, ja o micro ambiente são fatores passiveis de serem controlados como os clientes por exemplo.



MACRO ambiente (ambiente econômico): pode-se dizer que são os fatores externos a empresa como o politico-legal, ambiente natural/tecnológico, ambiente sociocultural.

Ambiente demográfico é a gestão e a demanda da população latente que procura o produto ou serviço que eu ofereço para ela, este fator pode ser de grande demanda hoje como poder chegar a zero dentro de pouco tempo um exemplo disso são as empresas que investiram nos paises de terceiro mundo pois o indice populacional desses, é tres vezes maior que nos paises industrializados.
Esse ambiente demografico também esbarra no ambiente econômico que vai identificar o poder de compra do meu publico alvo que pode sofrer alterações, mas além disso a disponibilidade de crédito também influencia juntamente aos preços, a renda, etc.

O ambiente natural afeta diretamente na produção do produto e nso insumos naturais necessários para a produção, como aumento do custo da energia elétrica, aumento da poluição que causam barreiras pela conscientcia ecológica mundial , escassez da matéria prima.

Ambiente politico legal é aquele que é composto por leis, orgãos governamentais e que possuem uma quantidade substancial de legislação que acabam afetando de algum modo a empresa, pois com essas leis acabam limitando a atuação dessas empresas e com isso o mercado muitas vezes é sufocado pelo excesso de regras e normas.

Ambiente tecnológico não pode se dizer um atrapalho para a empresa mas podeacabar sendo visto como um gasto excessivo, pois para se manter a empresa precisa constantemente se atualizar e como as novas tecnologias surgem a cada dia, as empresas acabam gastando mais do que era previsto na busca por melhorias na produção.

Ambiente sociocultural tem em sua essencia muitas vezes a resistencia da população local as mudanças, pois elas possuem valores etnicos de forte influencia e não são tão sugestivas as mudanças sugeridas pelo marketing, isso gera uma espécie de repressão.

MICRO ambiente: são os fatores internos da empresa e que se fazem possiveis de serem controlados. Como os fornecedores, intermediários de markentig, concorrentes e o consumidor.

Fornecedores são aqueles que fornecem os suprimentos necessários para que minha empresa e mantenha ativa,com uma análise de preço dos insumos se esse fornecedor não estiver atendendo essa necessidade basica do negócio ele pode ser trocado por outro fornecedor, pois o preço praticado por ele poderá prejudicar minhas vendas sendo esta uma estrutura de ambiente que pode vir a ser controlado, pois eu posso resolver esse problema de forma plena.

Intermediários de marketing são aqueles que ajudam a promover a minha marca, como promotores, representantes e empresas de distribuição que além de promover também revendem e negociam os produtos da empresa, e existem os que finaciam como bancos e finaceiras.

Concorrentes são aqueles de quem se faz necessária a obtenção de informações para obter vantagem estratégica e fazer com que o mesmo não venha a comprometer a consolidação da minha marca e que a qualidade do meu produto conte mais que o preço e a promoção dele.

Consumidor consiste em qualquer grupo de pessoas que possuam um interesse em algum produto da empresa ou que possam vir a ser consumidores em potencial, como podemos observar no quadro a seguir de ARAUJO:
Representação dos diferentes tipos de consumidores
ARAUJO, Katia Eloisa Bertol de

"Os macro e micro ambientes como um todo formam toda e qualquer operação de marketing e devem ser tratadas como fatores de vital importancia nos negócios e de imprescindível análise de possiveis riscos e das vantagens de cada operação comercial onde essa análise do ambiente vai tornar mais facil o posicionamento e a definição do marketing mix desse produto."
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