Planeta Sustentável
Matheew shirts (foto) "Tinha participação de grupos menores – até 2005 – e tratava de tema para especialistas. Esses temas eram considerados sem interesse – pessoas não pagam para ler sobre isso, revistas sobre temas sociais não vendem.
Após 2005 – ocorre o furacão Katrina – uma verdade inconveniente, e que até o momento era algo inimaginável. Após isso surgem embalagens ecológicas, automóveis eletricos, cinema (wall-e) Holywood, refrigerantes...
sustentabilidade é mainstream (popular) – não é mais só no greempeace, oportunidade publicitária.
A abril conta com 52 revistas – conversas com editores de todas elas para ver quantas vezes eles poderiam falar de sustentabilidade no ano.
Igreja – editora – matérias, criticas.
estado – publicidade – anunciantes, pessoas que apoiavam a causa.
As duas entidades não se misturam, ou seja, o anunciante apoia a causa e não a sua promoção, que dentro de contexto do planeta sustentável não poderiam expor seus produtos.
A sustentabilidade é tudo: usar o carro, comer, viver...
petrobrás, vale do rio doce são exemplo de empresas que querem falar do tema.
Não se sabia se o projeto iria continuar, por este motivo foi feito um plantão como de copa do mundo, algo feito para ter fim próximo, ou para uma curta duração, mas depois do primeiro ano se tornou fixo.
Ano de 2007 – 36 títulos discutem o tema
Principais revistas que discutem o tema
Por que as empresas investiram no planeta sustentável?
A national geographic tem 120 anos, sendo introduzida no mercado no seculo XIX. no EUA, e desde sua criação trata de assuntos relativos a sustentabilidade. Hoje tem sucursais em 33 países diferentes, e uma vendagem de 10 milhões de exemplares por edição.
Entram no projeto revistas importantes como:
todo o conteúdo em um site.
www.planetasustentavel.com.br – nesse site estão cerca de 3 a 4 mil reportagens relativas ao tema.
Utilizam-se de campanhas que transformam atitudes, em 150 paginas duplas em revistas, assinado pelo diretor mor da editora Abril, manifestos defendendo a posição (tema desse semestre bio diversidade), além de projetos sociais como o planeta no parque (iberapuera).
Permear todas as instâncias da editora abril, de modo a incorporar os leitores, como no caso de copenhagne, onde foi divulgado um glossário com os jargões utilizados na feira infográfico sobre o aquecimento global onde demonstra que a temperatura já aumentou cerca de 0,8ºC, além da cobertura total do evento, com postagens diretas de lá.
Constatação: cerca de 77% dos leitores e 81% dos internautas reconhecem mudanças de atitudes após terem tornado contato com o projeto.
Poder de comunicação da maior editora do hemisfério-sul. Com mainstream e nichos para públicos de diversos graus de engajamento. Cultura sustentável estimula o interesse das redações e da empresa pelo tema amplo e abrangente atinge mais de 13 milhões de pessoas de publicos alvo entre A e B e mais comumente atualmente as do publico C.
Além disso era uma solução de midia para os patrocinadores (desconto pelo projeto)
apenas aberto para um tipo de empresa, onde outras de mesmo nicho não podem se incluir no projeto, como no caso da Bunge que detêm a exclusividade, onde a UNILEVER não pode participar do projeto, por serem rivais.
A abril preocupada com o futuro, tem um regimento interno de controle sustentável, onde ela mesmo define metas para redução de poluentes, como o CO². Nesse caso sendo de 20% ao ano.
A National Geographic imprime livros na China e na Malásia, e Itália. Para diminuição de CO² ele fara isso no Brasil. Os funcionários da abril se sentem bem em trabalhar em uma empresa focada em um mundo melhor. Após algum tempo e com o sucesso do projeto revistas como a playboy e a 4 rodas voltaram para o projeto. Para a seleção do que é realmente correto e de que empresas e revistas podem participar,foi criado um conselho consultivo de 15 grandes profissionais nas mais diferentes áreas da comunicação. Para esclarecimento ele disse que o conselho consultivo não são pessoas contratadas pela empresa, e são julgadas pela sua visão sustentável, onde já houve até uma empresa barrada de participar.
A revista trabalha com palestras, debates, e mesas redondas.
Estão utilizando papel de bagaço-de-cana.
As empresas que participam do projeto não tem responsabilidade com a abril, mas sim com a comunidade (seus consumidores potenciais).
Ele comentou a provável substituição das sacolas plásticas da veja por sacos de milho compostáveis. (custa 3 vezes mais)."
essa palestra ocorreu no dia 18 de maio de 2010, dentro da semana de publicidade e propaganda do grupo uniasselvi/assevim, onde contou com a presença de alunos e convidados.
Obrigado por seguir o Blog do Baita! Agora tbm estaremos ligados nas suas novidades sobre mkt. ;)
ResponderExcluir