Segundo a consultoria IT Data, foram 3,1 milhões de aparelhos vendidos no País no ano passado. O número superou os 2,9 milhões que outra empresa de pesquisa, a IDC, havia previsto. Em 2013, de acordo com a IT Data, devem ser comercializados 5,1 milhões de tablets, um crescimento que, se confirmado, será de 67%
O “boom” nas vendas de tablets resulta da chegada de aparelhos mais baratos ao varejo. Enquanto em 2011 o preço médio de um item era superior a R$ 1 mil, no ano passado, produtos com valores abaixo de R$ 500 foram os mais vendidos. No quarto trimestre, eles representaram 56% do mercado.
Na avaliação de Ivair Rodrigues, diretor da IT Data, o resultado de 2012 mostra o perfil de compra do brasileiro: gastar pouco no primeiro equipamento para experimentar o produto e deixar a compra de um aparelho mais caro para um momento futuro. Esses consumidores geralmente já têm um computador em casa e buscam uma opção portátil. Os notebooks, outra opção que oferece mobilidade, ainda têm alto número de vendas, três vezes acima dos tablets.
Na edição de fevereiro de Supermercado Moderno, que estará disponível para leitura em breve, você poderá conferir uma análise sobre o mercado de tablets e smartphones no Brasil. Entre outros assuntos, a matéria mostrará que as vendas dos dispositivos em estabelecimentos do varejo alimentar vem crescendo.
Fonte: Supermercado Moderno