Michael Phelps entrou para a história como o maior atleta olímpico de todos os tempos ao conquistar, nesta terça-feira, sua 19ª medalha: são 15 ouros, duas pratas e dois bronzes em quatro edições de Jogos Olímpicos. Ao tentar exaltar o feito do nadador do país, o jornal americano USA Today cometeu uma gafe ao dizer que ele tem mais medalhas de ouro que o Brasil em sua história em Olimpíadas.
"São 15 medalhas de ouro... O Brasil não tem 15 medalhas de ouro em toda a sua história em Olimpíadas", disse o jornal em uma de suas colunas. Acontece que o Brasil possui 21 medalhas douradas somando todas as suas participações em Jogos. A primeira foi conquistada em 1920, por Guilherme Paraense, do tiro. A última foi ganha por Sarah Menezes, no judô, em Londres.
Por seu feito histórico, Phelps foi destaque nos principais jornais do mundo. O próprio USA Today destaca: "Michael Phelps ganha lugar na história com 19 medalhas olímpicas" para falar da "coroação" do americano.
O também americano LA Times afirma que, quatro anos depois de chocar o mundo, Phelps deu o passo definitivo para chegar ao "topo absoluto". O NY Times ressalta que a 19ª medalha coroa uma carreira olímpica inigualável a qual chegou o nadador.
Michael Phelps também foi destaque na Europa. O britânico Daily Mail publicou "maior atleta olímpicos de todos os tempos", além de lembrar que o dia começou mal para o americano, que perdeu os 200 m borboleta no último segundo para o sul-africano Chad Le Clos.
A BBC de Londres, além de destacar o recorde de medalhas olímpicas batido por Phelps, ainda lembra que o nadador tem mais três provas para disputar nos Jogos de Londres e pode estabelecer um recorde difícil de ser quebrado. Na Espanha, o Marca escreveu "Phelps está só no olimpo dos Jogos", fazendo referência ao Monte Olimpo, lar dos deuses da mitologia grega.
Fonte: Terra