Você sabia que todas aquelas imagens do planeta Terra divulgadas pela NASA são, na verdade, uma montagem realizada com diversas fotos juntas? Pois é, aquela esfera azul belíssima nada mais é do que uma composição.
A imagem que abre esta notícia, contudo, é a foto com maior resolução disponível do nosso planeta — 121 megapixels —, capturada com um único disparo pelos sensores do satélite meteorológico russo Elektro-L.
De acordo com o site RussianSpaceWeb, o satélite está observando a Terra desde uma posição geoestacionária a 36 mil quilômetros de distância, capturando imagens de todo o planeta a cada 30 minutos.
Visão inédita
Além disso, as imagens são formadas pela combinação de luz em quatro comprimentos de onda diferentes, sendo três delas visíveis e uma delas infravermelha. O que você pode ver em um tom alaranjado, por exemplo, é a vegetação do nosso planeta.
A NASA se manifestou dizendo que as imagens divulgadas pelos russos não são melhores nem piores que as dos norte-americanos — opa, seria este um reaquecimento da guerra fria? —, apenas diferentes.
Você pode também visitar o site Planet Earth para conferir mais imagens, informações e vários vídeos do nosso planeta visto do espaço.
Fonte: tecmundo