Real Time Bidding (RTB) ou Leilão em Tempo Real é uma tecnologia de compra de mídia em tempo real que possibilita a compra de mídia online impressão por impressão, ao invés de em blocos fechados. A vantagem dessa compra em tempo real é que a decisão de quanto pagar por cada impressão seja baseada no usuário que será impactado e não apenas no site em que a impressão será veiculada.
As principais características da compra de mídia em tempo real (RTB) são:
- Ampla cobertura. Atualmente o modelo representa uma possibilidade de obter mais de 80% de alcance da audiência brasileira;
- Definição de microtargets. É possível definir as categorias de sites ou num nível de granularidade mairo é possível definir até mesmo cada um dos sites onde a mídia deverá ser entregue. Ex: sites de notícias, sites sobre a saúde de animais de estimação, sites que tratam sobre um determinado time de futebol, sites visitados por pessoas que procuram por Cursos de Pós-Graduação, etc.
- Otimização em tempo real da compra da mídia no que se refere à frequência ideal/ótima para cada campanha. Esta é uma maneira de otimizar a compra da mídia, pois evita-se a dispersão.
- Dependendo da ferramenta utilizada para a compra de mídia em tempo real, é possível se beneficiar de algoritmos que entendem qual o perfil de navegação do público que conclui o objetivo da ação.
Ex: visitantes que navegaram no hotsite da marca e se engajaram em alguma ação ou visitantes que efetuaram a compra de um determinado produto.Com base neste dado, o algoritmo passa a procurar por pessoas/usuários com perfil de navegação similar para entregar a publicidade da sua marca, aumentando desta maneira a possibilidade de sucesso da campanha. Chamamos isso de look alike.
- Possibilidade de agregar dados de perfil demográfico, tais como, idade, sexo, assuntos de interesse, geolocalização e intenção de compra para segmentar ainda mais a entrega da mídia.
Para um anunciante/agência utilizar a tecnologia de RTB, é necessário contratar uma Trading Desk ou diretamente a DSP (que possui a tecnologia para comprar em tempo real).
Para um veículo disponibilizar seu inventário em tempo real, ele necessita contratar os serviços de uma SSP (também conhecida como YieldOptimizer), que possui a tecnologia para ofertar o inventário em tempo real, sem colocar em risco a rentabilidade do veículo.
O Real Time Bidding é indicado para que tipo de campanha?
Ele pode ser aplicado para qualquer tipo de campanha, tanto as campanhas de performance (Direct Response) em que o objetivo é a geração de vendas ou leads, quanto as campanhas de brandawareness.
Um pouco sobre dados de ecommerce no Brasil de um dos nossos clientes e possibilidades da nossa plataforma durante a campanha.
"A Tecnologia da Adnetik, empresa especializada em Real Time Bidding realizou sozinha em 1 mês 1.149 vendas, enquanto os outros três veículos do plano, todos juntos, efetuaram apenas 600 vendas.
Em relação ao CPA – Custo por Aquisição dos clientes, a Adnetik teve um valor 330% menor do que o segundo colocado, comprovando dessa maneira a efetividade de seu trabalho."
Nosso cliente é um importante e-commerce relacionado à venda de produtos de Cama, Mesa e Banho. Nosso desafio: aumentar o número de vendas pelo menor custo possível.
Para fazer isso, dividimos os visitantes que acessaram o site em algumas categorias:
a) Visitantes que acessaram o site, mas não adicionaram nenhum produto ao carrinho de compras: baixo interesse.
b) Visitantes que acessaram o site, selecionaram os produtos, adicionaram ao carrinho de compras, mas não avançaram para a página de dados de pagamento: médio interesse
c) Visitantes que acessaram o site, selecionaram os produtos, adicionaram ao carrinho de compras, avançaram para a página de dados de pagamento, mas não concluíram a compra: alto interesse
Com base no perfil destes visitantes a Adnetik passou a entregar a estas pessoas uma publicidade de acordo com sua categoria de interesse e a entender o perfil dos consumidores que efetivavam as compras. De acordo com o histórico de impressões, cliques e vendas, passou a entender quais eram os formatos de peças, os sites, os dias da semana e as horas do dia que mais geravam pedidos e, com base nestes dados, passou a concentrar a entrega da mídia para novos consumidores que não haviam visitado ainda o site do cliente, mas com foco nos formatos, veículos e momentos que mais geravam vendas ao cliente.
O resultado apresentado pela Adnetik, como consequência de seu trabalho diferenciado e a parceria com a agência e o cliente, foi o melhor CPA – Custo por Aquisição e índices de performance acima da média da campanha quando comparado a outros players. Vide gráfico abaixo:
Outro caso de sucesso: Linhas Aéreas
Iniciamos a campanha com nosso cliente do segmento Aéreo, cujo objetivo era realizar novas vendas de passagens. A campanha iniciou no dia 08 de Agosto e durante o período de aprendizagem do algoritmo que durou até o dia 22, a média de conversões foi de 35 vendas por dia. Após esses 15 dias, a Adnetik passou a otimizar a compra da mídia gerando uma média de 290 vendas por dia até o dia 31 de Agosto, data da finalização do primeiro flight da campanha. Retornamos com a campanha no dia 02 de Setembro, e já com a construção dos dados de navegação dos usuários, o índice de performance foi muito maior, chegando a uma média de 364 vendas por dia, com 18 dias de veiculação.
Mês
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Período
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Datas
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Média de Vendas/Dia
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Agosto
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Aprendizagem
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08 a 22 de Agosto
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35
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Otimização
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23 a 31 de Agosto
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290
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Setembro
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02 a 19 de Setembro
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364
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Set/Out
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Paralisação
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20 de Set a 06 de Outubro
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263
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Mesmo após a paralisação da campanha, os usuários que foram impactados pela Adnetikcontinuaram escolhendo nosso cliente para a compra de sua passagem aérea, o que resultou um total de 4.400 vendas.
Sobre a Adnetik
A Adnetik é especializada em mídia display em tempo real (RTB) que otimiza e gerencia os investimentos em campanhas de mídia, sempre de acordo com os objetivos de cada cliente. É a criadora da AIM (AudienceInvestment Management), uma das mais eficientes tecnologias que controla e aumenta o retorno da publicidade online. Fundada em 2008, a empresa tem sede em Boston (Estados Unidos) e atuação no Brasil, Europa e México. Atualmente possuí aproximadamente 90 clientes em todo o mundo.
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