Trabalhar no ramo digital vem se tornando uma difícil, porém muito bem recompensada tarefa para empresas que estão antenadas nas tendências de mercado, com novas ferramentas e novos conceitos e focos de atuação, o marketing se torna cada vez mais focado em um único público, você!
A Gameficação, que não Necessariamente tenha a ver com games e jogos, mas sim com a manutenção do seu público, ligando-o a sua marca, sendo feito para isso através de inserções de mecânicas de games para fortalecer o engajamento de uma determinida audiência com a marca. Games quando bem construídos, viciam – e o vício nada mais é do que uma estratégia incrivelmente agressiva de fidelização.
Cada negócio tem a sua própria dinâmica e o seu próprio perfil de consumidores. O que torna impossível criar uma estratégia única que se adeque a todos. Há, no entanto, algumas melhores práticas – ou regras – que devem ser observadas na tentativa de se gameficar uma presença de marca:
Foque no elo entre seus objetivos e os objetivos de seus usuários: Faça com que os consumidores construam sua marca na rede, dê a eles as informações que achar relevantes para sua marca e que você quer que eles entendam como sendo práticas da sua empresa, não somente acreditem, mas que realmente sejam, engajar seus objetivos aos dos seu público alvo requer além de fidelizar, conhecer muito bem a quem você direciona seus esforços.
Deixe as regras claras: deixa muito claro os objetivos que a empresa tem para com o jogo, ou com o serviço personalizado que ela pretende oferecer.
Criar níveis diferentes e selos de reconhecimento: Crie uma identidade diferenciada, como por exemplo, cliente Vip, Clientes especiais, ou personalité, trabalhar conceitos de diferenciação é ideal para serviços básicos, como bancos, lojas, magazines Etc, por causar sensação de real importância no consumidor, que preferirá muito mais o serviço em questão.
Prêmios não devem ser ignorados: Faça-o lembrar que a importância dele é muito importante para você, ofereça uma amostra de um produto novo e pergunte o que ele acha, o nível de satisfação será imediato e a relação entre satisfação e fidelização é muito parecido, tendo com isso mais um cliente fidelizado.
Rankings: transforme o reconhecimento em uma disputa moderada, você é nosso cliente nº 1 é muito bom de se ouvir, mas temos que lembrar que não são todos que podem ser nº 1!
A gameficação é uma nova ferramenta que surge no meio digital como forma de diferenciar a forma como seu cliente se comunica com você, através De seus canais de comunicação ou mesmo através de Suas lojas, ele precisa perceber valor no que você entrega a ele, pois produto tem em qualquer loja, mas em qual será que a minha presença é mais importante? Essa com certeza é a busca de qualquer cliente e a obrigação de qualquer empresa que deseja obter sucesso tentar resolver.