Encotre Aqui!

25 de março de 2012

Depois dos 4 P's do Marketing, Vem Aí os 4 R's das Relações Públicas


"Caso típico de pluralia tantum – dos termos que não possuem variante no singular e só existem no plural, relações públicas pode ser representado abreviadamente como RRPP. E para a designação do profissional, seja masculino ou feminino, o correto é grafar relações-públicas, com hífen, termo que também comporta a abreviação RRPP, que adotamos".
Roberto Porto Simões

A ideia de sistematizar a grande quantidade de práticas utilizadas pela comunicação, e em particular pelas relações públicas, veio como um sucedâneo do livro "Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração", concebido em 2006.
.

Reconhecimento
O reconhecimento é a propriedade de um ente (indivíduo, causa, marca ou organização) ser identificado por seus públicos de interesse, ditos stakeholders, como distinto, único (unique corporate identification)21, e ser assim reconhecido pelo conjunto maior desses públicos: a sociedade.

Aqui não se trata de reconhecimento de marca – um atributo de mercado, de posicionamento (que veremos mais adiante) –, mas, antes, de reconhecimento social – base das relações públicas.


Reputação
Mais efetivo resultado daquilo que chamamos “Relações Públicas Plenas”, a reputação é um bem intangível de toda e qualquer pessoa, mas crítico para aqueles que precisam conquistar e manter-se em evidência num mercado; um atleta, um cientista, um autor, uma ONG, uma empresa, um partido, um governante.

O esforço de manutenção de uma reputação – algo que se constroi ao longo de toda uma trajetória e que está sujeito a implosão num súbito golpe de sorte, a chamada crise de imagem pública – é a missão, além do próprio interessado, “dono” da reputação, do relações-públicas. E alimenta-se de uma sólida e permanente comunicação; consistente, perene, coerente, presente, proativa, concisa e solidária.


Relevância
A relevância de um indivíduo ou organização, num determinado momento e contexto, no âmbito de um dado ambiente ou mercado, é dada, ou medida, como um “retrato instantâneo” de sua imagem institucional. Tal situação – transitória – é fruto, principalmente, das ações e atitudes recentes e, quando “clicada”, denota certa dose de distinção em relação à “planície” da concorrência.

Uma vez obtida, relevância – que, aliás, é o critério de seleção dos mecanismos de busca na internet – poderá ser mantida com, além de atitudes diante de fatos e instituições coerentes com os valores expressos, ações constantes, cuidadosamente planejadas e comunicadas. Ressaltar-se na paisagem, tornar-se distinto, acima da concorrência, exige esforços consideráveis e permanentes.



Relacionamento
Mais autoexplicativa e tradicional vertente da área de relações públicas, o relacionamento constitui-se de atividades que tiveram início no pós-guerra sob o enfoque de "negócios públicos" (public affairs) em setores de governo, depois em empresas e, por último, no âmbito do terceiro setor.

Matéria-prima das relações públicas, o relacionamento de uma organização com seus públicos-chave (os chamados stakeholders) é assunto específico que demanda gestão especializada. Isto porque, não raro, há interesses antagônicos entre dois ou mais grupos reunidos sob a égide, ou influência, de uma mesma organização.
Fonte: RRPP
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário