As redes sociais vem se tornando cada vez mais alvo das ações de marketing, seja em mídia local, ou no âmbito global, o marketing trabalha a sua estratégia de foco no cliente muito mais voltado para as novidades desse meio digital. As principais motivações para essa migração foram as mudanças no comportamento do ser humano que passou a ser muito mais dependente da máquina em referência a televisão ou ao rádio, embora estudos ainda indicarem a TV e o rádio como os meios mais disponíveis aos brasileiros; ainda!
A diferença do mundo digital do comercio são principalmente a elaboração da promoção ou propaganda, que neste necessita de muita interatividade com o leitor que pode, simplesmente fechar ou recusar a oferta, trazendo assim prejuízos de marca imensos para a empresa.
Veja, em nossa opinião os principais nichos ocupados em redes sociais.
FACEBOOK – programa que está se difundindo no brasil com uma velocidade imensa, mas necessita de propagandas e efeito muito rapidamente perceptivo ao consumidor, por se tratar de um programa que não prende a atenção do usuário, muitas vezes, ele entra somente para atualizar o perfil e deixa o perfil aberto, raramente atualizando a página.
TWITTER – o que exige um trabalho mais intenso, pois ele trabalha com a atualização simultânea das informações, o que necessita de constantes divulgações de produtos ou serviços. Os TWITS devem ser de qualidade, não agressivos mais que chamem a atenção de quem os vê, com links de fotos, videos e do site para contato. Tente seguir pessoas que estão ligadas ao meio do seu ramo, pois se torna muito desagradável ser “incomodado” por um produto que não lhe traga interesse.
ORKUT - o clássico dominado por brasileiros, que infelizmente decaiu muito nos últimos meses perdendo muito espaço para os seus concorrentes. O trabalho nessa rede social é através de comunidades relacionadas com o seu empreendimento, e comunidades próprias onde se faz possível reconhecer a sensação do cliente com o serviço prestado e identificar falhas no processo de entrega de valor agregado no produto. Além disso a ferramenta de promoção é uma grande aliada da sua empresa ou produto.
YOU TUBE – como uma forma de trazer o cliente pra dentro da vivencia de sua empresa, é sempre interessante deixá-lo por dentro de todas as atividades que seu negócio está incluso, feiras, exposições, além é claro de vídeos institucionais que demonstrem a sua intenção de satisfazer seu cliente e de que forma você quer fazer isso. Se achar cabível, introduza vídeos do cotidiano da empresa, mas com cuidado para não vulgarizar e linkar o nome de sua empresa em algumas atitudes que não sejam as da politica interna da empresa.
MESSENGER – o mais fechado dos grupos, é o que certamente faz a diferença pra você usar de termômetro na sua empresa, modos que a pessoa precisa aceitar seu convite para iniciar o mensageiro. A utilização do MSN é comum em empresas de pedidos e de pronta entrega que oferecem o serviço priorizando a comodidade do cliente, além de ter um canal mais personalizado e muito próximo do cliente alvo, trazendo afinidade e apreço pela marca.
As demais redes sociais estão se difundindo rapidamente, mas ainda a passos mais lentos que os citados anteriormente, sendo assim quando algum deles estourar pode ser o momento de você pesar o quão importante é ter sua marca vinculada a uma rede social.
De fato, ter uma marca vinculada a uma rede social hoje é tudo, afinal, quem tem um twitter hojem em dia nem precisa mais assistir jornal pra se manter informado!
ResponderExcluirrecorrente informações nos são enviadas via twits ou mesmo pelos videos em tempo real do youtube, ou por fotos no orkut e por nossa rede de amigos no MSN, tudo está muito interconectado, trazendo para dentro da vida dos que frequentam as redes sociais a informação de modo prático e muito mais prazerosa, dando-lhe a possibilidade de ser ouvido sobre assuntos que lhe interessam e ouvir a opinião de diversas outras pessoas.
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