Encotre Aqui!

22 de maio de 2011

A Fé está em Alta no Mercado de Consumo


   Nova Trento é conhecida como a capital do turismo religioso de Santa Catarina. Foi aqui que viveu Amábile Lúcia Wisintainer, a Santa Paulina, beatificada em 1991 e canonizada em 2002. Santa Paulina nasceu em 16 de Dezembro de 1865 em Vígolo Vattaro, Trento - Norte da Itália.



   O Santuário Santa Paulina começou a ser pensado a partir de sua beatificação, ano de 1991. Nasceu da procura dos devotos de Santa Paulina e das pessoas que estão em busca de Paz e de mais Vida. Seu grande diferencial é a proposta de ser um espaço sagrado em contato com a natureza. Ali o romeiro pode encontrar trilhas, cascatas, lagoas, jardins, espaços para a oração, um verdadeiro Santuário Ecológico.
A fé tem uma ligação muito forte com o povo brasileiro, que muitas vezes se deixa levar pela ligação a religião, acabando por não se dar conta de que estão inseridos em um dos comércios mais bem planejados e estruturados que persiste a seculos, com o mesmo resultado.

   Roteiros turísticos com cunho religioso tem umas situações atípicas em questão de foco no produto e não no que o cliente deseja realmente.

    A forma como isso se dá é através das famosas fitas de promessas, livros sobre a vida e obra, medalhas, estatuetas, terços e quaisquer outros adornos ligados a fé, que são muito simbólicos, representando essa grande expressão humana, mas que da forma como nos são entregues se tornam, perdoem-me a expressão, muitas vezes desnecessário, visto que posso expressar minha devoção mesmo não tendo contribuido financeiramente para as missões ou ter comprado um lindo rosário de ouro 18K que estava na promoção.

   A questão principal não é os excessos, mas sim identificar a principal caracteristica dessa vertente do marketing, onde se liga muito mais no emocional do que na real necessidade do produto ofertado. uma medalha de santa paulina não terá o mesmo valor fora de seu santuário, mesma situação encontrada por outros santos que podem vir a ser comercializados em Vigolo -  Nova Trento | terra de Santa Paulina -  a questão é a de que existe um clima muito propicio para a sua comercialização. existem extimativas de que por final de semana passem pelo santuário e pelo comercio local, uma média de 6 mil romeiros dispostos a expressar a sua fé e sua gratidão a Santa. 

    As principais características dentro de todas estas informações está a de que o comercio de produtos religiosos reencontrou o gás perdido na geração passada, onde diversos escandalos abalaram a fé tanto católica como as demais religiões, causando um abalo nas estruturas deste comércio. O seu formato comercial ainda deixa muito a desejar no quesito atender a real necessidade do consumidor no que diz respeito ao conteúdo intelectual, o que já começa a mudar com uma união dos principais santuários do vale do itajaí - Santa Catarina, onde eles formam uma associação de rotas religiosas no vale, além de um serviço completo de opções como estadia, alimentação diversão, além é claro da melhor infraestrutura religiosa.


vale a pena conferir: 


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Muito boa a sua opinião! è fato que no mundo em que vivemos hoje é necessário que acreditemos em algo, porém muitas vezes o comércio tira proveito da fé das pessoas, que muitas vezes acreditam que dinheiro compra o céu.

    ResponderExcluir