Encotre Aqui!

19 de novembro de 2012

Planeta Atlântida chega a sua 16ª edição em Santa Catarina

O maior festival de música para jovens da América Latina chega a sua 16ª edição em Santa Catarina. Superando, este ano, a marca de 130 mil fãs no Facebook, o Planeta Atlântida é realizado desde 1998 em Florianópolis. De lá para cá, mais de dois milhões de pessoas já passaram pelas suas bilheterias para assistir aos shows de grandes estrelas do pop brasileiro e internacional. 

Em 2013, a edição de Santa Catarina será nos dias 11 e 12 de janeiro, no Sapiens Parque, em Florianópolis. As atrações confirmadas até o dia 19 de novembro são Seu Jorge e ConeCrewDiretoria.

Tudo começou em 1996, quando a Rádio Atlântida promoveu uma festa para celebrar seus 20 anos. A comemoração, realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, teve pistas de roller, kart indoor, paredão para montanhismo, partida de futebol com modelos e, claro, shows musicais. Cerca de 60 mil pessoas tomaram a sede da Saba Campestre, em Xangri-lá, no litoral gaúcho, para se divertir ao som de Charly Garcia, Rita Lee, Titãs, Maria do Relento, Papas da Língua, Fernanda Abreu, Mamonas Assassinas e Harmadilha. Nascia assim o Planeta Atlântida, destinado a se tornar um dos maiores festivais do país.

Ao longo desses anos, o Planeta Atlântida cresceu em dimensões, estrutura, público e relevância no meio artístico. Uma característica, porém, permanece inalterada: a mistura de estilos e a diversidade de atrações, sempre com o propósito de proporcionar verões inesquecíveis aos planetários, como são chamados os fãs do evento.

Tanta gente talentosa reunida acabou protagonizando momentos históricos. Foi no Planeta Atlântida, por exemplo, que os saudosos Tim Maia e Mamonas Assassinas fizeram seus últimos shows. Que Ivete Sangalo deixou o posto de líder da Banda Eva e partiu para sua bem-sucedida carreira solo. Que os Paralamas do Sucesso fizeram sua primeira apresentação no Rio Grande do Sul após o acidente de ultraleve com Herbert Vianna.

Os planetários assistiram também ao Babado Novo, grupo que trazia nos vocais a então desconhecida Claudia Leitte. Viram a promissora Pitty virar uma realidade na cena roqueira nacional e Marcelo D2 fazer a cabeça da molecada no microfone do Planet Hemp e, depois, encontrar a batida perfeita com sua própria banda. Presenciaram, ainda, a ovação recebida por Victor & Léo, consagrando a balada sertaneja, e encontros inusitados como Ana Carolina com Pato Fu e Ultraje a Rigor com Los Hermanos.

A vocação internacional, expressa logo em sua edição inaugural, com a escalação do argentino Charly Garcia, manteve-se com a vinda dos igualmente portenhos Fito Paez e Los Pericos, dos australianos do Men at Work e do norte-americano Marky Ramone. A partir dos anos 2000, com exceção do grupo californiano de reggae S.O.J.A., o foco nos artistas estrangeiros privilegiou a música eletrônica, com DJ Tiësto, Fatboy Slim, Armin van Buuren, Skazi, Paranormal Attack, Ferry Corsten, DJ Eskimo e Infected Mushroom.


A eletrônica, aliás, vem marcando presença tanto no Palco Central quanto no e-Planet, um dos muitos espaços paralelos do Planeta Atlântida. Mas country, reggae, forró, pagode, hip hop e bandas alternativas também tiveram ambientes específicos onde puderam mostrar sua força na preferência dos planetários. Além da música, esportes radicais (escalada, skate, bungee jump), brincadeiras (futebol de sabão, a ponte do rio que cai) e até uma tenda mística, com tarô e i-ching, conquistaram seu lugar entre as atrações do festival.

O evento chegou a 2012 com marcas impressionantes. Mais de dois milhões de pessoas já estiveram nas suas arenas e camarotes, consumindo mais de 6 milhões de latas de bebidas e 2,1 milhões de lanches. Somente nesse ano, foram mais de 70 artistas divididos entre o palco central e mais cinco ambientes. Três estrelas internacionais no auge de suas carreiras – Pitbull, Sean Kingston e Taio Cruz – encabeçaram o headline, que contou com nomes como o furacão Ivete Sangalo e o fenômeno Michel Teló. De 1996 até hoje, o Planeta Atlântida continua sendo, como diz sua música tema, “o planeta feito para você”.

Confira a cobertura aqui no Absoluto Mais

Com informações do G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário