Encotre Aqui!

25 de junho de 2012

Ibope estuda elo entre "barulho" em redes sociais e audiência da TV

O Ibope elaborou uma metologia para monitorar a repercussão de programas de TV nas redes sociais e determinar a relação do "buzz" com a audiência das atrações televisivas.

Buzz (em inglês, o ruído produzido por insetos) é usado também para designar a repercussão de determinado assunto na internet


O método será apresentado na próxima quarta-feira no 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa, realizado pela Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa), em São Paulo.

A ferramenta do Ibope ainda não tem a pretensão de medir a influência das redes sociais na audiência de determinado programas. Mas, ao contrário, já mensura a influência da audiência no comportamento dos internautas.


"Nosso objetivo é mostrar como as mídias sociais se comportam em relação à audiência. Tentamos responder à pergunta: se a audiência sobe, o buzz sobe?", esclarece Wagner Esteves, gerente de atendimento e planejamento técnico do Ibope Inteligência.

A metodologia foi testada com uma pesquisa envolvendo a novela Fina Estampa, da Globo.
Durante seis meses, o Ibope coletou posts relativos à novela em redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut),  fóruns de discussão sobre TV, blogs (comentários inclusos), sessões de notícias de sites e até comentários em vídeos no YouTube. Depois, essas manifestações foram classificadas em positivas, neutras ou negativas. Ao final, foi verificada a relação com a audiência de cada capítulo da novela.

A ferramenta do Ibope poderá ser aplicada também a produtos e marcas _não apenas a programas de TV.
Esteves não adianta o resultado da pesquisa sobre Fina Estampa, mas confirma que há, sim, relação entre a audiência e o buzz. Ou seja, quando a audiência é maior, há mais gente comentando sobre a novela no Twitter.

Mas ressalva que há também outros fatores a interferir na repercussão de um programa nas redes sociais. Um flagrante feito por paparazzi, por exemplo, pode alavancar os comentários na web.

Fonte: Daniel Castro do R7
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário