O Ibope elaborou uma metologia para monitorar a repercussão de
programas de TV nas redes sociais e determinar a relação do "buzz" com a
audiência das atrações televisivas.
Buzz (em inglês, o ruído produzido por insetos) é usado também para designar a repercussão de determinado assunto na internet
O método será apresentado na próxima quarta-feira no 5º Congresso
Brasileiro de Pesquisa, realizado pela Abep (Associação Brasileira das
Empresas de Pesquisa), em São Paulo.
A ferramenta do Ibope ainda não tem a pretensão de medir a influência
das redes sociais na audiência de determinado programas. Mas, ao
contrário, já mensura a influência da audiência no comportamento dos
internautas.
"Nosso objetivo é mostrar como as mídias sociais se comportam em
relação à audiência. Tentamos responder à pergunta: se a audiência sobe,
o buzz sobe?", esclarece Wagner Esteves, gerente de atendimento e
planejamento técnico do Ibope Inteligência.
A metodologia foi testada com uma pesquisa envolvendo a novela Fina Estampa, da Globo.
Durante seis meses, o Ibope coletou posts relativos à novela em redes
sociais (Twitter, Facebook, Orkut), fóruns de discussão sobre TV,
blogs (comentários inclusos), sessões de notícias
de sites e até comentários em vídeos no YouTube. Depois, essas
manifestações foram classificadas em positivas, neutras ou negativas. Ao
final, foi verificada a relação com a audiência de cada capítulo da
novela.
A ferramenta do Ibope poderá ser aplicada também a produtos e marcas _não apenas a programas de TV.
Esteves não adianta o resultado da pesquisa sobre Fina Estampa,
mas confirma que há, sim, relação entre a audiência e o buzz. Ou seja,
quando a audiência é maior, há mais gente comentando sobre a novela no
Twitter.
Mas ressalva que há também outros fatores a interferir na repercussão
de um programa nas redes sociais. Um flagrante feito por paparazzi, por
exemplo, pode alavancar os comentários na web.
Fonte: Daniel Castro do R7