Encotre Aqui!

8 de março de 2012

Palavras escritas com o lado direito do teclado são mais positivas



De acordo com pesquisadores, as palavras escritas predominantemente com letras do lado direito do teclado costumam ter aspecto mais positivo do que as demais.


Antes, as línguas eram apenas faladas e, com o passar do tempo, passaram também a ser escritas. Ainda mais recentemente, o idioma começou a ser digitado, normalmente com um teclado de computador que segue o padrão QWERTY. Agora, pesquisadores de ciências cognitivas de Londres e Nova York chegaram a uma conclusão muito curiosa: palavras escritas com letras predominantes do lado direito do teclado tendem a ser mais positivas do que as demais.


Kyle Jasmin, da University College London, e Daniel Cassanto, da The New School for Social Research, realizaram uma série de três experimentos e investigaram a forma como a digitação influencia no significado das palavras. Com base nisso, os pesquisadores concluíram que as palavras escritas com mais letras do lado direito do teclado possuem um significado mais positivo do que aquelas em que predominavam as letras do lado esquerdo. 

A regra vale para três idiomas ― inglês, holandês e espanhol ― e não é afetada pelo comprimento da palavra ou número de repetições de uma letra.
O chamado Efeito QWERTY também afeta palavras inventadas e abreviações, como “LOL”. 

Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao fato de que há mais letras do lado esquerdo do teclado do que do lado direito e, portanto, uma pessoa se sente mais confortável ao usar as teclas do lado "mais clean. Dessa forma, o aumento de sentimentos positivos ao usar essa porção de teclas tende a fazer com que o digitador atribua um significado mais agradável à palavra que está escrevendo.

Linguistas sempre acreditaram que os significados de uma palavra não estão relacionados com a forma dela. Essa ideia, conhecida como “arbitrariedade do signo”, agora passa a ser desafiada pelo efeito QWERTY. Os autores também sugerem que essa pesquisa deve ser levada em consideração na hora de escolher um nome para produtos, marcas ou empresas.

Fonte: tecmundo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário