Um Supermercado moderno é considerado um supermercado que consegue agregar alguns pilares em sua estrutura: Logística, Marketing, Finanças, Publicidade e Recursos Humanos.
Como agregar valor com essas questões tão interdependentes, de modo que harmonicamente se tornem estruturas complexas e que gerem valor entre si é uma questão bem complicada, mas que ao mesmo tempo se faz necessária para um bom desempenho de vendas, de agregação de valor, de marca e de share de mercado.
Para entender melhor vamos aos conceitos:
Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade,vendas e assistência pós-venda.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolva esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias.
Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação quer no mercado internacional. Enquanto verbo, financiar significa fornecer fundos para negócios e projetos.
Recursos Humanos tem por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
Todos esses conceitos unidos em um foco único são chaves de desenvolvimento de inúmeras empresas, que estão em um processo de expansão tremendo e que cada vez mais inovam quando o assunto é a promoção do seu negócio.
Temos dentro de todas as vertentes dos negócios falhas e pontos de destaque, cabe aos seus gestores, com a utilização das armas de gestão, minimizar as fraquezas e potencializar suas virtudes, trabalhando com a margem necessária para se destacar no mercado de consumo e conseqüentemente poder expandir seu negócio, além de conseguir identificar os profissionais qualificados e retê-los para sua empresa, com promoções de bem estar no local de trabalho e com um ambiente propício as boas idéias e com espaço para que isso seja exposto aos interessados, ou seja, aos diretores e gerentes.
Empresas que trabalham no Formato de brainstorn (Tempestade de idéias) tem um ótimo canal para desenvolver a consciência critica de seus funcionários do mais baixo nível, pois muitas vezes é de lá que surgem as brilhantes idéias.
Mas nada disso funciona se for Apenas no papel, esse projeto deve ser abraçado antes pela cabeça da organização, se o mesmo não se importar com essas medidas, dificilmente esta tarefa terá o sucesso que se almeja, mas se mesmo assim achar que seja bom para a organização e for permitido, faça-o ver que é o melhor para a organização que com certeza ele irá apoiar a gestão futuramente, totalizando o acesso à empresa.