Cinco marcas garantiram presença em todos os rankings de lembrança em propaganda na TV, de janeiro a outubro de 2011, de acordo com a pesquisa Lembrança de Marcas na Propaganda de TV, realizada pelo Datafolha e publicada com exclusividade pelo Meio & Mensagem, agora disponível para os leitores do Absoluto Marketing.
Primeiro vamos a Definição de Return: respostas de uma campanha/esforço de resposta direta. Não confundir com devolução. Em uma linguagem mais precisa, significa o volume de vendas reais geradas por uma campanha de Marketing Direto.
Casas Bahia, Skol, Coca-Cola, Brahma e Omo estiveram presentes no ranking das dez marcas mais lembradas em propaganda na TV, em dez meses de 2011. Dentre elas, Skol e Casas Bahia obtiveram as taxas mais altas de return no ano: 13,6% em fevereiro e 15,2% em junho, respectivamente. Em seguida, figuram Omo com 8% em fevereiro, Brahma com 8,3% em agosto e Coca-Cola com 8,5% em setembro.
De fato, o resultado obtido por Casas Bahia em junho é o maior do ano entre as mais lembradas. Esse foi o mês de sua campanha “Quem faz nossa história é você”, na qual seus fregueses foram chamados a protagonizar comerciais contando suas histórias com a rede varejista.
Dentre os dez meses pesquisados em 2011, Extra apareceu em nove, se ausentando
do ranking somente em agosto. Hyundai, Volkswagen e Fiat marcam presença em seis levantamentos e Dolly em cinco, com melhor performance em setembro (7% de return).
Confira o ranking das dez primeiras:
Fonte: Meio&Mensagem