A BRF Brasil Foods (atual razão social da Perdigão) foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia, anunciada em maio de 2009. A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, reforçando a posição do país como potência no agronegócio.
A BRF fechou 2010 como a terceira maior exportadora do país. Considerados os números apurados no balanço do ano, calcula-se que a empresa participa com pouco mais de 20% no saldo da balança comercial brasileira, que soma US$ 20,3 bilhões, confirmando sua vocação de grande geradora de divisas para o país.
Com faturamento líquido de R$ 23 bilhões, registrado em 2010, a BRF é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e a maior empresa global de proteínas em valor de mercado. No Brasil, está entre as principais empregadoras privadas, com 113 mil funcionários.
A associação entre Perdigão e Sadia, que deu origem à BRF Brasil Foods, foi anunciada em 19 de maio de 2009. O negócio está sendo analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Atualmente, a Sadia é uma subsidiária integral da BRF Brasil Foods.
O processo de fusão avança dentro dos parâmetros estabelecidos no Apro (Acordo de Preservação de Reversabilidade da Operação), firmado pelas duas empresas com o CADE. A partir das flexibilizações liberadas, já foram implantadas a gestão conjunta da área financeira, a coordenação das atividades das duas empresas no mercado externo e também a política de comercialização de produtos in natura.
A integração das demais áreas depende da aprovação do órgão. Até a decisão do CADE, cada empresa terá sua administração independente, exceto nas funções citadas.
RITMO CONTÍNUO DE EXPANSÃO
Empresa de capital aberto, a BRF integra desde 2006 o Novo Mercado da BM&FBovespa, o que consolidou sua posição de excelência em gestão, com controle difuso e pulverizado, assegurando direitos igualitários aos acionistas e proporcionando um padrão ainda maior de transparência às operações.
Oferecer qualidade e inovação ao consumidor é um dos valores da BRF. Para a empresa, inovar implica desenvolvimento contínuo de novos produtos, melhoria sucessiva de qualidade, implementação de novas tecnologias, controle rigoroso dos processos produtivos para a garantia da segurança alimentar.
O resultado dessa dinâmica são ganhos de competitividade, que permitem à empresa disponibilizar o melhor produto a preço justo atingindo maior número de consumidores conscientes do exercício de sua cidadania e, portanto, exigentes, vigilantes e seletivos.
Atualmente, a empresa opera 60 unidades industriais no Brasil, espalhadas por 11 Estados (*), mais três plantas no Exterior (Argentina, Inglaterra e Holanda). Escritórios comerciais da companhia estão instalados na Inglaterra, Holanda, Hungria, Espanha, Áustria, Itália, França, Rússia, Emirados Árabes Unidos (Dubai), Turquia, Cingapura, Japão, China, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Ilha da Madeira (Portugal), além de centro de distribuição na Holanda.
Com portfólio de aproximadamente 3.000 itens, a BRF exporta seus produtos para 140 países. No ano passado, as vendas no mercado externo representaram 40,4% da receita líquida.
Em 2010, a BRF mais uma vez colocou-se como uma das empresas de maior confiança entre investidores e acionistas, apresentando crescimento de 21% no valor de mercado, enquanto o IBOVESPA subiu apenas 1%. Nos últimos dez anos, o retorno anual médio aos acionistas foi de 31%, fato que torna a companhia uma das opções de investimento mais atrativas do mercado de capitais.
(*) Estados brasileiros onde a BRF opera unidades: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco.
SUSTENTABILIDADE:
A BRF - Brasil Foods, atual denominação da Perdigão S.A., entende que somente com a adoção das melhores práticas de governança corporativa e os comprometimentos nas esferas social, cultural e ambiental é que uma empresa pode buscar a perenidade de seus negócios.
A Brasil Foods desenvolve diversas ações com vistas à sustentabilidade e tem preocupações essenciais com a água, por ser uma fonte não renovável, e com a energia, o que nos leva a buscar soluções inovadoras de conservação e formas alternativas de geração, que passam obrigatoriamente pela conscientização de colaboradores, parceiros e comunidades para o não comprometimento das fontes geradoras desses recursos. Os principais efeitos das ações da companhia têm sido as sensíveis reduções do item custos e, conseqüentemente, a possibilidade de um melhor resultado econômico-financeiro.
A inclusão da BRF - Brasil Foods no Índice de Sustentabilidade da Bovespa, desde 2005, é o reconhecimento ao acerto das ações desenvolvidas pela empresa. Outra demonstração da gestão profissional da empresa foi a criação, em 2006, do Instituto Perdigão de Sustentabilidade. A percepção do mercado é que a sustentabilidade é uma estratégia da companhia e não mera questão de oportunidade e, com certeza, confere à empresa maior visibilidade em mercados internacionais, que consideram as empresas com este procedimento como referência em seus setores de atuação.
Fonte: BRF Foods